Expresso Tiradentes passa a aceitar cartão de crédito e débito

Passageiros poderão utilizar também smartphones ou smartwatches, com a tecnologia NFC

ADAMO BAZANI

Passageiros que utilizam o Expresso Tiradentes (antigo Fura Fila) poderão pagar a tarifa com cartões de crédito, débito e pré-pago.

Também é possível usar smartphones ou smartwatches, com a tecnologia NFC.

Por dia, passam 61 mil passageiros pelo corredor que interliga os terminais Mercado, Sacomã e Vila Prudente e liga a região central à Zona Leste.

De acordo com a SPTrans, de um total de 18 pontos com validadores no local, dez passam a contar com NFC, sendo cinco no Terminal Sacomã, três no Terminal Mercado e dois no Terminal Vila Prudente. Os equipamentos estão identificados com as bandeiras Visa e MasterCard.

Por este meio deste tipo de pagamento, não é possível integração tarifária com outros ônibus ou com outros modais, como os sistemas de trilhos, e inicialmente não está disponível nas estações intermediárias do Expresso.

Desde dia 16 de setembro 200 ônibus que atendem a 12 linhas e dois atendimentos (complemento da linha base) possuem validadores para crédito e débito.

A SPTrans diz que o teste vai durar três meses ou até que atinja o limite pré-definido de 500 mil transações.

Em nota, a gerenciadora explica como funciona a tecnologia.

O projeto piloto teve início no dia 16 de setembro em 200 ônibus que atendem a 12 linhas e dois atendimentos (complemento da linha base). A escolha dessas linhas foi feita com o objetivo de atender a todas as regiões da cidade, além de terminais e avenidas com grande fluxo de turistas.

Vale destacar que para a implantação do projeto piloto não há custos para a Prefeitura de São Paulo, uma vez que isso ficou a cargo dos parceiros.

Para utilizar esse sistema de pagamento é preciso que o cartão de débito, crédito ou qualquer equipamento eletrônico móvel tenha a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC) desbloqueada previamente, ou seja, que já tenha sido utilizada em alguma transação anteriormente. Para usar, é preciso aproximar o cartão do validador, assim como faz com o Bilhete Único.  O equipamento que aceita o novo meio de pagamento está identificado com as bandeiras Mastercard e Visa. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.
Participam do projeto piloto as empresas de ônibus Ambiental Transportes, Auto Viação Transcap, Mobibrasil Transporte, Movebuss, Sambaíba, Transpass, Transunião Transportes, Transwolff, Via Sul, Viação Gato Preto, Viação Grajaú, Viação Metrópole Paulista, e Viação Santa Brígida.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Liga a REGIAO CENTRAL A ZONA SUDESTE – ÁREA 5! Seria ligação com a Zona Leste se passasse de São Matheus e chegasse a Cidade Tiradentes, sem ser com o problemático Monotrilho da Linha 15 do Metrô – SP, a partir da Vila Prudente.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading