Marília sediará workshop sobre gestão operacional do transporte público

Publicado em: 28 de outubro de 2019

Foto: Matheus Geyger de Melo

Promovido pela ANTP e Autopass, em parceria com a ACIM, evento visa colaborar com os municípios para a criação de uma cultura de gestão do transporte público

Secretários de transporte e prefeitos de toda a região devem participar

A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e a Autopass, maior empresa privada de gerenciamento de bilhetagem eletrônica do país, promoverão no dia 07/11, em Marília, interior de São Paulo, o workshop “Qualidade do Transporte Público é Essencial. A prática de Gestão Operacional é Indispensável”. O evento reunirá secretários de transporte e representantes dos prefeitos da região para discutir a importância da mobilidade urbana para a construção de cidades inteligentes.

O workshop técnico tem o objetivo de aprimorar o gerenciamento dos serviços de transporte público por ônibus das cidades do interior por meio da construção de uma cultura de gestão operacional. Todo conteúdo será produzido pela ANTP, entidade que há 42 anos realiza diversos eventos, a exemplo do Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, que ocorreu no mês de setembro, em São Paulo. A organização ainda é responsável por cursos de capacitação para gestores públicos, organiza Fóruns de Secretários de Mobilidade Urbana em várias partes do país e produz vasto conteúdo técnico na área de transportes, trânsito e mobilidade urbana.

Vamos compartilhar nosso conhecimento em mobilidade urbana com os responsáveis pela administração dos municípios para que possam entender a importância de reformular a gestão do transporte. Esse é o primeiro passo para a transformação das cidades”, destaca Luís Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP.

Segundo Othavio Parisi, superintendente Institucional da Autopass, o encontro é uma oportunidade para debater a participação dos municípios e da iniciativa privada na transformação do transporte público, contribuindo para a melhoria da mobilidade e, consequentemente, da qualidade de vida das pessoas. “A mobilidade é um dos pilares para a criação de cidades inteligentes. Nossa experiência nos credencia para apoiar os gestores públicos a inovar na operacionalização do transporte público, seja sobre trilhos (trem e metrô) ou sobre pneus (ônibus de linha)”, destaca.

A Autopass vai demonstrar toda sua experiência com o gerenciamento do cartão BOM na Região Metropolitana de São Paulo, além de soluções para rede de vendas, integração de modais e o app VouD. A empresa, que atende centenas de empresas com a emissão e gerenciamento dos cartões de transporte aos trabalhadores, é a responsável pela emissão e o gerenciamento de 10 milhões de cartões BOM em 39 municípios da Grande São Paulo, o que representa mais de 4 milhões de transações diárias. Ela ainda atua no Guarujá, Itapecerica, São Roque e Ibiúna com a gestão dos cartões municipais de transporte.

O evento acontecerá na ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marília), entidade constituída por empreendedores do município e que tem como propósito estimular, promover e sustentar o desenvolvimento econômico e a melhoria contínua da prestação de serviços.

Entre os nomes convidados para o workshop estão:

Claudio de Senna Frederico
Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (janeiro de 1995 a agosto de 2001), Secretário de Serviços e Obras do Município de São Paulo e Diretor Comercial da Vasp. Primeiro Diretor de Operações do Metrô do Rio de Janeiro e primeiro Gerente de Operações do Metrô de São Paulo. Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP. Engenheiro Mecânico de Produção pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. É vice-presidente da ANTP Associação Nacional de Transportes Públicos e Presidente de sua Comissão de Ônibus. Consultor de Transportes Urbanos estabelecido em São Paulo. Consultor nos últimos anos em projetos de mobilidade urbana de ônibus, BRT e metrô no Brasil, Europa e Ásia. Instrutor no Ensino a Distância da ANTP para Plano de Mobilidade.

Arnaldo Luís Santos Pereira
Exerceu, entre outros cargos, a Coordenadoria de Planejamento da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo e a Diretoria de Planejamento e Expansão do Metrô de São Paulo. É Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP na área de Informações Espaciais. Secretário Geral da Comissão de ITS da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, é ainda consultor de Engenharia de Transportes, tendo atuado, recentemente, no Projeto do BRT de Peshawar no Paquistão, e como coautor do Guia Básico de Gestão Operacional para Melhoria da Qualidade do Serviço de Ônibus da ANTP, assim como atuou na concepção e implantação da Rede Noturna de Ônibus de São Paulo e na nova Rede de Ônibus de Salvador/BA.


SERVIÇO:

DATA: 07/11

HORÁRIO: DAS 08h:30 ÀS 17h:00

LOCAL: ACIM – R. Vinte e Quatro de Dezembro, 678 – Centro

Trata-se de um evento gratuito, por meio do qual especialistas da ANTP irão apresentar um conjunto de informações e ferramentas para o aprimoramento da gestão operacional do sistema de transporte público por ônibus, tendo por referência o documento recentemente lançado pela ANTP – Guia Básico de Gestão Operacional para Melhoria da Qualidade do Serviço de Ônibus, cuja edição impressa será entregue a cada participante.

O evento é destinado à autoridade municipal de transporte e trânsito, extensivo à sua equipe técnica.

INFORMAÇÕES: (11) 3371.2299, com Andreia (ANTP), ou pelo e-mail: qualidade@antp.org.br

Deixe uma resposta