Toronto, Canadá, agrega mais ônibus elétricos à frota de transporte público

Publicado em: 26 de outubro de 2019

Este foi o primeiro ônibus 100% elétrico a transportar passageiros em Toronto. Foto: Divulgação

Sistema de ônibus 100% elétricos projetado para a capital de Ontário estará completo no primeiro trimestre de 2020, formando uma das maiores frotas desse tipo da América do Norte

ALEXANDRE PELEGI

Desde hoje, 26 de outubro de 2019, Toronto, capital da província de Ontário, no Canadá, tem mais ônibus elétricos (eBuses) em serviço.

Em comunicado oficial, a TTC (Toronto Transit Comission), empresa pública que gerencia os transportes na cidade, afirmou que expandirá a infraestrutura de carregamento dos eBus, implantada em uma segunda garagem do sistema, lançando assim uma segunda linha de ônibus 100% elétricos.

Ainda segundo o comunicado, os veículos da Proterra Inc., uma das três empresas que fabricam ônibus totalmente elétricos para a TTC, terão essa nova garagem como base exclusiva, a Mount Dennis Bus Garage. A primeira linha totalmente elétrica segue com os ônibus fabricados pela Proterra, que utilizarão a garagem da 6 Bay.

A TTC comprou 60 ônibus totalmente elétricos de três fabricantes: 25 da Proterra Inc., 25 da New Flyer Industries Inc. e 10 da BYD Canada Co. Ltd.

O sistema de ônibus elétricos projetado para Toronto estará completo no primeiro trimestre de 2020, formando uma das maiores minifrotas de veículos eletrificados da América do Norte.

Dez novos eBuses da Flyer já estão em serviço, operando na Divisão de Ônibus Arrow Road e nove veículos Proterra adicionais entrarão em serviço nas próximas semanas.

Nossa cidade está comprometida em combater as mudanças climáticas com ações significativas“, disse o prefeito John Tory. “Investir em ônibus elétricos é uma das muitas maneiras pelas quais Toronto está trabalhando para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e melhorar nosso sistema de trânsito“.

Jaye Robinson, presidente da TTC, garantiu que a agência continua trabalhando em direção a uma frota de 100% de emissões zero até 2040. “Estamos muito empolgados por progredir e avançar nesse importante projeto“, concluiu

A eletrificação de veículos é um componente-chave da estratégia de ação climática da cidade, que visa uma redução de 80% nas emissões locais de gases de efeito estufa até 2050. Para atingir essa meta, 100% dos veículos em Toronto devem fazer a transição para energia de baixo carbono até 2050.

“A eletrificação dos ônibus demonstra o compromisso da cidade de liderar pelo exemplo”, informa o comunicado da TTC.

Atualmente, os veículos geram cerca de um terço das emissões em Toronto. Os novos eBuses da TTC operam com tecnologia de propulsão verdadeiramente verde, com zero emissão de tubo de escape.

INVESTIMENTO

O governo do Canadá e a cidade de Toronto estão investindo US$ 140 milhões neste projeto no âmbito do Fundo Federal de Infraestrutura de Transporte Público (PTIF).

Os recursos estão sendo usados para aquisição dos ônibus elétricos e para começar a estabelecer a infraestrutura para uma futura expansão da frota de zero emissões da TTC.

No total, até US$ 1,8 bilhão está sendo investido em Toronto através do PTIF, lançado em 23 de agosto de 2016.

Deixe uma resposta