Justiça atende pedido da Suzantur e prefeitura terá de combater com maior rigor transporte clandestino em Mauá
Publicado em: 21 de outubro de 2019
TJ-SP negou apelação da prefeitura que argumentou que já fiscaliza as atividades ilegais
ADAMO BAZANI
A 10ª Câmara de Direito Público negou apelação da prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo, em processo de “Obrigação de Fazer / Não Fazer” no qual a Suzantur – Transportadora Turistica Suzano Ltda reclama da concorrência que sofre do transporte clandestino na cidade.
Segundo o pedido da empresa de ônibus, as “ações de fiscalização não se mostraram suficientes”
A primeira instância julgou procedente o requerimento da companhia de transportes públicos, que ainda citou o contrato de concessão e a atribuição da prefeitura no combate ao transporte pirata urbano.
A prefeitura entrou com apelação e alegou que já faz a fiscalização.
A Câmara de Justiça, porém, negou a apelação e manteve a decisão de primeira instância.
Se quiser, a prefeitura pode recorrer ao STJ – Superior Tribunal de Justiça, arcando com as custas processuais.
A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 21 de outubro de 2019, no DJE – Diário de Justiça Eletrônico do Estado de São Paulo.
O Diário do Transporte já verificou várias vezes a oferta do transporte clandestino em Mauá, que se dá majoritariamente por carros de passeio que cobram preços menores que a tarifa de ônibus.
Nas imediações do shopping principal da cidade, na região central, ainda é possível ver pessoas abordando os passageiros nos pontos oferecendo o transporte pirata.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Parabéns a iniciativa da direção da empresa, uma vez que se o poder público exige que a operação seja feita corretamente, é dever do poder público também manter as condições para que a concessionária possa desempenhar seu papel corretamente e de forma que a arrecadação seja suficiente para manter a boa prestação do serviço.
Um passageiro fica no terminal por uma hora ou mais, esperando um ônibus, Depois de um puxado de trabalho, ou no ponto, E chega atrasado no serviço. Suzantur precisa melhorar e muito os horários.
Tá certa a Suzantur, o transporte clandestino pode ser barato, mas não tem segurança nenhuma. Tudo veículo antigo com péssimas condições e sem condições de rodar, muitas vezes
Aí que você se engana, a frota de transporte alternativo no meu bairro, se renovou, e é bem mais seguro que o ônibus, pois todos os acentos tem sinto de seguraça e se por ir sentado, diferente do ônibus.
Pelo menos os carros aqui do meu bairro, são todos carros renovados e com no máximo 10 anos de uso.
Todos com sinto de segurança, diferente dos ônibus.
engraçado nós moradores de Mauá esperamos os ônibus por mais de meia HR no ponto ou no terminal demora mto, sem falar que de sábado a espera por transporte público na Cidade é de 1 HR. isso a Suzantur não vê não está nem aí. agora quer reclamar por causa dos transportes clandestino. primeiro faça a sua parte trata os moradores de Mauá com mais respeito, cobre um preço justo pega passagem, uma cidade tão pequena com uma tarifa tão Alta.
por isso a Suzantur está perdendo pra transporte clandestino e para os transporte por aplicativo.
é Obrigação mesmo de a PMM fiscalizar em cima, já que a Suzantur quer realmente trabalhar, todos aqui viram os carros novos, mas lá na Câmara ficam de picuinha contra a empresa… Duvido se não se criou uma máfia dos clandestinos que estão cercando fiscais para os subornarem para manter-se nas ruas…Isso não é novidade, na Capital, em época distante. A Suzantur está com a razão.
Basta por uma multa de 6.000 nos clandestinos e acaba rapidamente essa bagunça no transporte de Maua, e a Suzantur deve aumentar a frota para melhorar o atendimento a população
Mauá tinha é que sair do monopólio isso sim é necessário duas empresas no mínimo para que o transporte coletivo melhore
A suzantur esta correta, a prefeitura não cobra qualidade, a empresa já sofre a concorrencia dos aplicativos, com 8 reais voce sai do bairro até o centro com 4 pessoas transportadas, com os clandestinos a empresa logo quebra .
A empresa suzantur quebra so tem uma empresa sozinha com a passagem mais caro do abc o ônibus roda no maximo 30 minutos as linha mais longe pq a maioria e 20 minutos se um carro ganha com 4 passageiros imagina o ônibus vem mais em pe que sentados os clandestino e pingo de agua no mar
Tem mais a suzantur também e uma empresa clandestina que e pra transportar passageiro em Mauá e Neblon que foi espulsa pela malícia da propina