ANTP participa de Congresso na Costa Rica sobre sustentabilidade e regulação no setor público

Publicado em: 18 de outubro de 2019

Foto reúne os dirigentes das duas entidades, ANTP e ARESEP, em encontro no Brasil, para assinatura de convênio de cooperação mútua.

Encontro no país da América Central será dos dias 21 a 23 de outubro, e tem apoio do Banco Mundial, da ONU e da agência Giz do governo da Alemanha

ALEXANDRE PELEGI

A ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos participará de Congresso na Costa Rica, América Central, de 21 a 23 de outubro.

Com o tema “Serviços Públicos Sustentáveis: desafios da regulação”, o II Congresso Nacional e I Congresso Regional é uma iniciativa da Autoridad Reguladora de Los Servicios Públicos – ARESEP, entidade do Governo Federal da República da Costa Rica.

A ANTP e a ARESEP firmaram há cerca de um ano um Convênio de Cooperação Mútua.

A Associação será representada por seu superintendente, Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco), que já esteve no país no início de 2018, a convite do órgão regulador da área de transportes, para apresentar o método de cálculo dos custos operacionais dos serviços de ônibus no Brasil.

No âmbito do transporte público a ARESEP é responsável pela definição da política tarifária de todas as linhas de ônibus do país da América Central – municipais, intermunicipais e rodoviárias. É de sua competência realizar os cálculos dos custos operacionais e definir os valores das tarifas públicas, com base na rede de transporte, cujo planejamento é do Ministério de Obras e Transportes de Costa Rica.

A ANTP participará de duas mesas temáticas.

No primeiro dia, 21 de outubro, na parte da tarde, Néspoli será um dos debatedores do Painel “Transporte: Recuperando a preferência do cidadão pelo transporte público”. Dividirão a mesa com o representante da ANTP Mauricio González, Director de la Intendencia de Transporte, Autoridad Reguladora de los Servicios Públicos (ARESEP); Leonardo Merino, Coordinador de Investigación, Programa Estado de la Nación; Jonathan Agüero, Investigador, Programa de Investigación de Desarrollo Urbano Sostenible (ProDUS, UCR) e Olman Vargas, Director Ejecutivo, Colegio Federado de Ingenieros y Arquitectos (CFIA).

No último dia, 23 de outubro, no Painel “Eixos transversais: indústria, inovação e infraestrutura impulsionando o crescimento da capacidade produtiva”, o representante da ANTP falará sobre o tema “Transporte intermodal na cidade”. Os outros participantes abordarão assuntos como água e saneamento, e viabilidade do setor elétrico do país.

O evento conta com o apoio do Banco Mundial, da ONU, através do PNUD, da agência GIZ, que  apoia o Governa Federal da Alemanha na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, e da Embaixada Britânica no país, dentre outros.

Veja a programação completa abaixo:

Agenda del Congreso ARESEP (16-10-2019)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta