Soluções tecnológicas para inovação em frotas de ônibus

Publicado em: 14 de outubro de 2019

Empresa1 junto com a Cittati disponibilizam validador integrado para o transporte coletivo de Sorocaba

Os dois operadores do transporte coletivo de Sorocaba, Consor-Consórcio de Sorocaba e STU-Sorocaba Transporte Urbano Ltda, estão com 100% da sua frota de ônibus com o validador (leitor de cartão inteligente) da Empresa 1 funcionando também como AVL (Automatic Vehicle Location, ou Localização Automática de Veículos).

São os validadores multifuncionais, desenvolvidos para oferecer soluções muito à frente da bilhetagem tradicional. A Empresa 1 é uma empresa de tecnologia que fornece soluções tecnológicas integradas para a eficiência e a segurança de dados em transações eletrônicas,

O validador como AVL tem como diferencial o envio do posicionamento do ônibus a cada 30 segundos, disponibilizando dados para o Gool System. Junto com o algoritmo interno da Cittati, essa frequência de dados torna possível reconhecer passagens de pontos.

O Gool System, ou Gerenciamento da Operação On Line, é um produto da Cittati que proporciona o gerenciamento da operação de uma empresa de transporte de passageiros com possibilidade de intervenção em tempo real.

Principais benefícios do Validador como AVL

Além da utilização de somente um hardware no veículo, evitando custos adicionais, o Validador como AVL possui alta precisão na captura de dados de posicionamento, o que permite ao Gool System a computação de indicadores operacionais, podendo oferecer também ações de regulação em tempo real.

A nova tecnologia, que está em produção desde julho deste ano, entregou um percentual de 92% de pontos processados. “Nosso objetivo é a redução do custo do cliente. O uso dessa nova tecnologia permite que ele possa adotar novas ferramentas, como o SEI!, que fornece uma alta gestão em diversos serviços, principalmente com a utilização da identificação de oportunidades de melhorias e medição da saúde operacional”, afirmou Guilherme Neves Mazetto, funcionário da Cittati que comandou o projeto em Sorocaba.

Guilherme também explica que a ferramenta SEI! é gerenciável, com um cruzamento de dados que resulta em uma visão mais detalhada da operação, analisando todas as informações e trazendo dinâmica para o dia a dia do negócio.

O SEI! é um aplicativo que fornece informações da operação e está integrado ao GoolSystem e mantem atualizado empresários e gestores que buscam informações precisas e que querem acessar de forma rápida e fácil os principais indicadores da frota.

O que o recebimento dos dados de bilhetagem pode oferecer?

Além do SEI!, com o cruzamento dos dados os seguintes relatórios de monitoramento são gerados:

= Demanda por Faixa Horária:estudo da demanda de uma determinada linha, alocando os resultados por faixa horária, fornecendo também o I.P.K. da faixa horária (índice de passageiros por quilômetro). Esse indicador é muito utilizado para entender se a linha está operando de maneira eficaz.

= Sobe e Desce: projeção de quantidade de passageiros que sobem e descem nos pontos de uma determinada linha, fornecendo o F.R. (Fator de Renovação), indicador da rotatividade de passageiros na linha.

Contemplados com o Gool System, os projetos têm o objetivo de levar ao cliente uma operação mais eficiente, fornecendo informações para que possam ser realizadas alterações no itinerário para chegar a um atendimento mais produtivo e uma operação de frota mais eficaz.

Além dos relatórios descritos, a Cittati possui uma ferramenta que fornece a visão em mapa dos usuários que subiram x desceram, em uma determinada linha, possibilitando análise de frequência e comportamento dos usuários.

Consórcio Sorocaba / STU – Sorocaba Transporte Urbano Ltda

O sistema de ônibus de Sorocaba é servido por dois operadores.

O Consórcio Sorocaba (Consor) nasceu da união entre duas grandes empresas do setor, a CS Brasil e a Metropolitana Transportes, que ganharam a licitação do transporte público da Cidade de Sorocaba no ano de 2011.

Já o STU – Sorocaba Transportes Urbanos é o atual operador do lote 2 do transporte urbano em regime de prorrogação contratual.

Ao todo são 386 ônibus que atendem, em média, 3,8 milhões de passageiros por mês.

Comentários

Deixe uma resposta