Linha da Cultura do Metrô de São Paulo apresenta programação de outubro

Publicado em: 13 de outubro de 2019

Imagem ilustrativa: Foto: Divulgação.

Exposições e manifestações artísticas ocorrem ao longo do mês nas estações

JESSICA MARQUES

O Metrô de São Paulo informou, por meio de nota, a programação da Linha da Cultura para o mês de outubro. Exposições e manifestações artísticas ocorrem ao longo dos próximos dias nas estações do sistema.

Confira:

Durante todo o mês a estação São Bento, da linha 1-Azul, recebe a mostra “Areias do Rosado”, que conta com 14 imagens da fotógrafa Nanah Garcia. A exposição nos convida a imergir no universo do trabalhador nordestino. Também na estação São Bento, a Vitrine Cultural São Bento recebe “Ancoragem – A Forma e a Fôrma”, de Vladimila Veiga. O espaço conta com 11 esculturas confeccionadas com gesso, concreto, ferro e outros elementos que se baseiam em figuras da liturgia católica por um olhar contemporâneo.

A mostra “Musas do Artesanato” acontece paralelamente nas estações Brás, da linha 3-Vermelha e, Vila Prudente, da linha 2-Verde. Cada estação recebe 5 peças confeccionadas por diversos artistas com diferentes técnicas como crochê, pintura, costura e colagem. A exposição que já fez parte do evento Mega Artesanal, realizado em São Paulo, em agosto deste ano, é uma homenagem dos artistas para todos os artesãos e artesãs que fazem da arte a sua razão de viver.

A estação Alto do Ipiranga, na linha 2-Verde, recebe a partir do dia 10, a mostra “Próximo Lance”, de Rubens Cavalcanti da Silva. Nesta mostra, 34 gravuras foram produzidas a partir de peças de um tabuleiro de Xadrez que o artista recebeu de um aluno. Através do recorde a laser em MDF, impressão e colagens, Rubens transforma peças de um jogo que o fascinam em arte.

Também na linha 2-Verde, a estação Trianon-MASP estreia a exposição “Monalisas Brasileiras – Mulheres à frente de seu tempo”, do artista plástico Dilson Cavalcanti. Como homenagem a Leonardo da Vinci e em celebração aos 500 anos de sua morte, o artista brasileiro faz uma releitura da obra mundialmente conhecida,  Monalisa – através de 13 figuras femininas que foram de extrema importância em suas áreas de atuação. Dentre as brasileiras retratadas Chica da Silva, Princesa Isabel, Anita Garibaldi, Carmen Miranda, Elza Soares, entre outras, ganham destaque na mostra do artista.

No centro da capital, a estação Sé, recebe “Linha do Desejo – Você no diário de Ana Thereza”. A mostra é composta por 23 imagens captadas pelo fotógrafo Luciano Amado, com direção de fotografia de Arnaldo Mesquita. Durante a exposição, como forma interativa com os passageiros, será disposta uma série de perguntas das quais as respostas contribuirão para a criação de novas “ANAs”, possíveis personagens do filme Linha do Desejo, da cineasta Paula Trabulsi, que será exibido em 2020.

A estação Tatuapé, na linha 3-Vermelha, apresenta a partir do dia 10, a exposição “Memórias Afetivas”, de Gaby Alves. A instalação recebe 19 obras bordadas e pintadas em diversos formatos. O trabalho é resultado de horas de estudo que fideliza a impressão digital. As figuras foram inspiradas em álbum de fotografias e registros pessoais, onde a artista retrata um pouco da relação com a tia, Ti.

Também na linha 3-Vermelha, a estação República recebe a partir de 25 de outubro no Museu da Diversidade Sexual, a “III Mostra Diversa” que reúne 19 trabalhos de novos artistas, voltados à diversidade sexual. As obras são retratadas em diferentes técnicas como colagem, fotografia, pintura , entre outros.

Neste ano será realizada a 10ª edição do Festival Internacional de música Judaica, o Kleztival, na estação Santa Cecília, da linha 3-Vermelha. O projeto é realizado pelo IMJ Brasil com o apoio do Metrô. O evento acontece nos dias 29 e 31.

Também neste mês, nos dias 7 e 31, o Metro convida a todos para o Clube de Leitura que acontecerá das 16h às 18h, na Biblioteca Neli Siqueira. No primeiro dia, o Clube discutirá sobre “Operação Portuga – Cinco Homens e um recorde a ser batido” de Sérgio Xavier. Já no dia 31, “A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves, de Joca Reiners Terron, ganha destaque na roda de discussão. A Biblioteca fica na Rua Augusta, nº 1626 – ao lado do Metrô Consolação.

Para conferir toda a programação da Linha da Cultura, acesse: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta