Estação Itaim Paulista da CPTM recebe BiblioSesc
Publicado em: 9 de outubro de 2019
Projeto inclui empréstimo de livros e intervenção literária com brincadeiras populares
JESSICA MARQUES
Para comemorar a semana das crianças, a biblioteca móvel BiblioSesc vai desembarcar na Estação Itaim Paulista da Linha 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
O desembarque especial será realizado nesta quinta-feira, 10 de outubro de 2019. Desta vez, a atração será a intervenção literária “Rodar, Ler e Brincar”, com o coletivo Rodas de Leitura.
Segundo a CPTM, serão duas sessões: das 10h às 12h e das 14h às 16h, voltadas para brincadeiras populares, que fazem uso do livro, da leitura e de objetos lúdicos como cabaças, tecidos, tapetes, cestos, linhas, sacos e argola.
A biblioteca é organizada dentro de um caminhão baú, que estará à disposição do público das 10h às 16h30.
“O projeto oferece um acervo com mais de 3 mil obras e, para desfrutar da leitura, os interessados só precisam apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência ou a carteirinha do Sesc. Os empréstimos são válidos por 15 dias”, informou a CPTM, em nota.
No baú do caminhão, além da biblioteca também está montada a exposição de Marcelo D’Salete, que é professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. A obra mais conhecida do artista, intitulada Cumbe (2014), aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil. O trabalho já foi publicado em diversos países. Outras criações do quadrinista são A Encruzilhada (2016) e Angola Janga – Uma História de Palmares (2017).
“A ideia de expor trabalhos produzidos a partir de livros, HQ’s e Mangás tem o intuito de criar um ambiente de referências literárias a partir de imagens, aproveitando o espaço da biblioteca para servir de galeria de arte também”, informou também a CPTM.
Até o final do ano, quinzenalmente, a biblioteca volante ficará estacionada em frente à Estação Itaim Paulista. A programação também inclui intervenções artísticas uma vez por mês, com o objetivo de integrar as ações culturais à literatura.
Serviço:
BiblioSesc – Biblioteca Volante
Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)
Data: quinta-feira, 10/10
Horário: das 10h às 16h30
Rodar, Ler e Brincar – Coletivo Rodas de Leitura
Sessões: das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Grátis
Jessica Marques para o Diário do Transporte

