Último dia: Cartão Riocard Mais antigo deixa de ser aceito no MetrôRio

Nesta quarta-feira, 08, os passageiros não vão mais conseguir utilizar versão desatualizada

JESSICA MARQUES

Esta terça-feira, 07 de outubro de 2019, está sendo o último dia em que o Riocard Mais antigo do modelo Expresso é aceito no MetrôRio. Nesta quarta-feira, 08 de outubro de 2019, os passageiros não vão mais conseguir utilizar a versão desatualizada.

Após a mudança, as estações do metrô das linhas 1 (Uruguai-General Osório), 2 (Pavuna-Botafogo) e 4 (General Osório-Jardim Oceânico) não aceitarão mais o cartão.

Segundo a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), a medida é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica. O cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Para quem ainda não trocou o cartão antigo pelo novo Riocard Mais, o atendimento será reforçado em 23 estações de metrô esta semana, com 72 equipes, que estarão disponíveis das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O mapa completo com todos os pontos de atendimento está disponível no site mapa.riocardmais.com.br. Vale lembrar que a troca é gratuita e simples: não é preciso levar documentos e basta apresentar o cartão do tipo Expresso. Cada cliente pode efetuar a troca de até cinco cartões. Veja se o cartão é do modelo Expresso no site www.riocardmais.com.br.

“Como aconteceu nas fases anteriores, teremos uma rede de atendimento ampliada, com prioridade esta semana para as estações de maior movimento de passageiros. Precisamos do apoio dos clientes que ainda não substituíram o cartão antigo: façam a troca gratuita do cartão dentro do prazo previsto”, disse, em nota, a gerente de Marketing e Produto da Riocard Mais, Melissa Sartori.

Veja onde é possível trocar o cartão antigo pelo Riocard Mais no MetrôRio:

Estações:

Antero de Quental

Botafogo

Cantagalo

Cardeal Arcoverde

Carioca

Central

Cinelândia

Flamengo

General Osório

Jardim de Alah

Jardim Oceânico

Largo do Machado

Maracanã

N. Senhora da Paz

N.América/ Del Castilho

Pavuna

Saens Peña

São Conrado

São Cristóvão

Siqueira

Uruguai

Uruguaiana

Vicente de Carvalho

Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo do tipo Expresso em um dos postos de troca exclusivos. No ato, todas as informações, como saldo, recargas, benefícios tarifários, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação.

ATUALIZAÇÃO EM OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE

Assim como foi feito com as barcas, com os trens e agora com o metrô, será necessário atualizar também os validadores de outros sistemas de transporte que aceitam o Riocard Mais. Confira o cronograma abaixo.

Próximas atualização de validadores nos meios de transportes

Local

Último dia de aceitação dos antigos cartões Expresso

Aceitação somente dos novos cartões Expresso (Riocard Mais)

BRT

15/10

16/10

Ônibus, vans legalizadas e VLT

22/10

23/10

TROCA ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO

O processo de troca dos cartões teve início em 13 de maio e continuará até o dia 31 de outubro em mais de 70 pontos da Região Metropolitana, com mais de 200 equipes de atendimento.

Terminado este período, será preciso se dirigir a uma das lojas Riocard Mais. O mapa completo dos pontos de troca pode ser consultado por meio do site mapa.riocardmais.com.br. As equipes atuam  de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

NOVOS CARTÕES  

Os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) já estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo. Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocardmais.com.br; e o Empresarial somente na loja online).

Ao migrar para o Riocard Mais, o passageiro mantém o crédito do antigo cartão e os benefícios tarifários atrelados a ele, como o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

Além disso, o passageiro é inserido em um clube de vantagens, que concede descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras (drogarias e universidades, por exemplo).

Outra novidade é o aplicativo Riocard Mais, no qual é possível fazer a gestão de todas as transações feitas com o cartão, por meio da consulta de saldo e extrato, bem como realizar a recarga de créditos e buscar a localização de pontos de atendimento e de venda mais próximos.

Também já está disponível também o assistente virtual Tomais, desenvolvido com base na inteligência artificial para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônicos da Riocard Mais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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