CPTM recebe testes rápidos para detectar Hepatite B e C, HIV e Sífilis

Testes são gratuitos para os passageiros. Foto: Divulgação / CPTM.

Ação será realizada na Estação Itaim Paulista, que atende a Linha 12-Safira

JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebe nesta semana uma ação de saúde, para o atendimento gratuito aos passageiros.

Quem passar pela Estação Itaim Paulista, que atende a Linha 12-Safira, nesta quarta-feira 09 de outubro de 2019, poderá fazer testes rápidos gratuitos de Hepatite B e C, HIV e sífilis, das 9h às 16h.

Também haverá distribuição de preservativos e folhetos informativos. Segundo informações da CPTM, o objetivo é detectar precocemente essas doenças para que o tratamento seja mais eficaz.

Confira abaixo as informações divulgadas pela CPTM sobre o tema:

AIDS e Sífilis são transmitidos através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou na amamentação.

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado por meio da administração do medicamento benzetacil. 

Já a hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, as hepatites passam despercebidas.

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.

Serviço:

Testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis 

Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)

Data: quarta-feira, 9/10

Horário: das 9h às 16h

Grátis para passageiros

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta