Monitoramento inteligente facilita o transporte público no Rio de Janeiro

Publicado em: 2 de outubro de 2019

Empresa de mobilidade urbana oferece novo serviço para companhias de ônibus

Cerca de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro utilizam diariamente o ônibus como principal meio de transporte atualmente. Entretanto, as dificuldades encontradas de deslocamento entre os municípios do Grande Rio são cada vez maiores e desafiam as empresas que operam o sistema e o Poder Público. Os engarrafamentos diários nas vias pelo aumento do transporte individual dificultam a implementação de faixas exclusivas para o transporte de massa e prejudica cada vez mais a frequência dos ônibus nos pontos de embarque, o que gera insatisfação na população e a perda de passageiros do sistema rodoviário.

Uma das formas encontradas pelas empresas para enfrentar esse problema é o uso da tecnologia. A Rio Ita, Auto Ônibus Fagundes, Rio Minho, Expresso Rio de Janeiro, Expresso Tanguá e Auto Viação Tanguaense, que hoje integram o Centro Sistêmico Operacional – CSO e operam com quase mil ônibus em municípios do Grande Rio, contrataram a Cittati, empresa focada em mobilidade urbana no Brasil, para unificar a gestão de suas frotas através do CCO Ativo.

CSO – O que é e como ele facilitará a vida dos passageiros

Criado para centralizar toda a parte de regulação, planejamento, coordenação e execução dos serviços operacionais das empresas, o CSO ganhou um Centro de Controle de Operações onde a tecnologia da Cittati melhora a qualidade das informações que as empresas de ônibus recolhem. O objetivo é que a central acompanhe os tempos de viagem programados, adaptando a frota necessária para a demanda de embarques, aumentando a eficiência e também a satisfação dos passageiros com uma operação mais ajustada e regular.

As informações recebidas pelo CSO, através do CCO com o sistema da Cittati, trazem um controle maior sobre as saídas e chegadas dos ônibus, apontando possíveis falhas na programação como atrasos e formação de comboios. “A meta é que, no futuro, o CSO englobe novos parceiros além das seis empresas que estão conosco. É um esforço conjunto para otimizar estruturas e sobrar mais recursos para investimentos em frota e aprimoramento dos serviços aos passageiros com o apoio da tecnologia”, explica Rafael Rodrigues da Silva, coordenador do CSO. De acordo com Rafael, depois da implantação, algumas melhorias foram notadas, como uma redução de frota de 5%, melhoria de 6% no PMM, engajamento da estrutura externa em tecnologia e uma escala mais otimizada.

Com a análise de todos esses dados e por meio dos serviços disponibilizados pela Cittati, é possível levar para o cidadão carioca informações mais precisas sobre os ônibus. Um dos ganhos é saber a pontualidade e regularidade dos transportes, levando confiança nas informações e priorizando o tempo que o passageiro gasta desde a espera nos pontos, até o destino final.

SOBRE CITTATI

Líder em gestão e monitoramento do transporte público, A Cittati é uma empresa de tecnologia que traz soluções para conectar as cidades e seus cidadãos. Cada vez mais a empresa se consolida no mercado e ingressa no segmento de cidades inteligentes com seu forte know-how em mobilidade urbana.

Comentários

  1. Remilson Francisco da SILVA disse:

    Isso nao ocorre na cidade do Rio de Janeiro, pois o Trânsito continua a mesma bagunça , basta passar na;
    Av Brasil
    Linha Vermelha
    Leopoldina
    Túnel Rebouças
    Santa Bárbara
    Av Rio Branco
    Pres Vargas .

    Falta comprometimento com a verdade é a cidade do Rio de Janeiro .

Deixe uma resposta