Campanha troca tampinhas de garrafa por passagem de ônibus em São Bernardo do Campo

Publicado em: 19 de setembro de 2019

Promoção é válida para ônibus da SBCTrans. Foto: Adamo Bazani.

Ação é realizada até 21 de setembro, para quem utiliza o Cartão Legal

JESSICA MARQUES

Uma campanha que está sendo realizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, garante a troca de tampinhas de garrafa pet por uma passagem de ônibus. A ação é realizada para passageiros que são usuários do Cartão Legal.

Segundo a empresa responsável pelo Cartão Legal, os objetivos são conscientizar a população sobre a redução da poluição, preservar o meio ambiente e colaborar com o projeto Amor de Pet na arrecadação de tampinhas plásticas para socorro de animais em situação de risco.

A data para a ação foi escolhida devido à proximidade com o Dia Mundial Sem Carro, que acontece dia 22 de setembro. Desta forma, até o próximo sábado, 21 de setembro, todos os clientes e usuários do transporte urbano público da cidade vão ganhar uma passagem gratuita ao trocarem 50 tampinhas de garrafas plásticas e recarregarem o seu cartão legal com qualquer valor.

Nosso objetivo é apoiar duas causas relevantes e importantes para a sociedade de São Bernardo do Campo e de todo o País”, destaca Milena Braga Romano, diretora do Cartão Legal. “A poluição causada pelos veículos automotores, principalmente pelo excesso de carros em circulação, e também a quantidade de animais abandonados – cerca de 30 milhões em todo o Brasil – são dois graves problemas que afetam nossas vidas”, enfatiza.

PASSAGEIRO DOA 2 MIL TAMPINHAS

Diego Zaccari Gomes, passageiro que faz uso do Cartão Legal, fez a doação de 2 mil tampinhas para o projeto.

“Já juntava as tampinhas antes e, com a promoção, vi a oportunidade de ajudar. Sempre que tiver, vou participar. É uma campanha muito importante para a sociedade além de nos ajudar com a tarifa”, disse Gomes.

O uso excessivo do automóvel gera diversos problemas que afetam o bem-estar e a qualidade de vida, como congestionamento e a poluição da atmosfera, principalmente pelo gás carbônico (CO2), considerado por muitos cientistas como um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.

Em razão desse problema, foi criado o Dia Mundial sem Carro, celebrado dia 22 de setembro, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas a utilização de meios de transporte coletivos e alternativos de deslocamento nas cidades, promovendo o incentivo a preservação ambiental. O primeiro país a comemorar essa data foi a França, no ano de 1997. No Brasil, a data é comemorada desde 2001.

O Cartão Legal também incluiu na campanha do Dia Mundial Sem Carro a doação de tampinhas para ajudar o Projeto Amor de Pet, responsável pelo resgate de centenas de animais em situação de risco e posterior doação. O objetivo é estimular os clientes e toda comunidade a doarem tampinhas plásticas de todos os tipos (refrigerante, xampu, amaciante etc.) para o Projeto Amor de Pet, que serão vendidas para empresas de reciclagem e o valor revertido para o tratamento e preparação dos animais para futuras doações“, informou o Cartão Legal, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta