Guerino Seiscento adquire ônibus Volvo

Publicado em: 11 de setembro de 2019

Com frota de 250 ônibus e empregando 750 colaboradores, a Guerino Seiscento tem sede em Tupã. Foto: Divulgação / Volvo.

Com chassi B420R 6×2, veículo vai atender linhas rodoviárias mais longas

JESSICA MARQUES

A Guerino Seiscento, tradicional empresa de Tupã, em São Paulo, adquiriu dois ônibus Volvo B420R 6×2 para atender suas linhas rodoviárias mais longas.

Segundo informações da Volvo, os veículos da marca têm alta conectividade para acompanhar a operação, indicando a necessidade de manutenções e fornecendo dados para treinamento dos motoristas.

Os novos ônibus Volvo adquiridos pela empresa possuem tecnologia de telemetria, segundo a fabricante.

A conectividade permite identificar trechos de maior consumo de combustível e treinar motoristas para melhorar a direção. “Além disso, com os dados enviados pelo veículo temos indicações precisas e individualizadas, por chassi, de quando é necessário realizar manutenções e serviços”, disse, em nota, Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo.

“Acompanhamos a frota toda em tempo real, com sistemas de monitoramento e gestão, e queremos experimentar a diversificação da frota para obter melhor resultado”, afirmou o diretor da Guerino Seiscento.

Outros recursos são o “Volvo Connect”, aplicativo que permite acompanhar as funções de cada veículo remotamente, em tempo real, pelo celular e o “I-coaching”, espécie de treinador virtual que orienta os motoristas para uma condução mais econômica e segura.

“Os novos ônibus da Guerino Seiscento também estão preparados para ativação do Controle Automático de Velocidade Volvo, sistema que utiliza conectividade por GPS para reduzir a velocidade automaticamente em trechos pré-definidos da estrada, independente da ação do motorista. O recurso é útil em curvas perigosas, descidas de serra, trechos com alto fluxo de pedestres, etc. Com isto, além uma condução mais segura, reduz-se o risco de infrações de trânsito ao longo da rota. Os veículos têm também sistema de rebaixamento automático de suspensão, o que resulta em mais segurança de operação e menor consumo de combustível”, garantiu a Volvo, em nota.

Além do suporte emergencial 24 horas da fábrica (VOAR), os veículos têm plano de manutenção Volvo. Os serviços de oficina serão feitos nas concessionárias da marca, diferente do restante da frota, cujos reparos são feitos em garagens próprias da Guerino Seiscento.

A EMPRESA

Com frota de 250 ônibus e empregando 750 colaboradores, a Guerino Seiscento tem sede em Tupã, onde estão 30% dos seus funcionários.

O restante trabalha nas diversas agências e garagens nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, onde seus veículos atendem 178 cidades. Ao todo, são 35 linhas interestaduais e 25 linhas intermunicipais – além das linhas urbanas do transporte municipal de Adamantina e de fretamento para grandes indústrias.

Nos últimos anos o grupo Guerino Seiscento cresceu e diversificou-se, consolidando o trabalho do fundador que geriu a companhia até falecer, em agosto de 2018.

“Meu pai era visionário e estava sempre atento a novas oportunidades. Começou ajudando meu avô a buscar feijão no Norte do Paraná”, lembrou o filho João Carlos Seiscento, que hoje dirige os negócios junto com a irmã Irani e a mãe Olga Seiscento que, aos 93 anos, marca presença diariamente na empresa.

HISTÓRIA COM A MARCA

O empresário conta que a escolha dos novos Volvo decorre da experiência positiva com a marca, quando adquiriu o primeiro Volvo B12, na época em que foi lançado (1994).

“Meu pai foi ao lançamento, na fábrica em Curitiba, experimentou o ônibus e disse: esse é meu! Ele tinha esse costume: veículo, imóvel, ou um negócio, quando escolhia, dizia ‘esse é meu’ e comprava”, lembra o diretor.

Os novos Volvo já estão em operação nas linhas que ligam Curitiba (PR) a Penápolis (SP) e Campo Grande a Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Londrina, Maringá (PR), Assis, Tupã e Penápolis (SP). “São todas linhas longas, com trajetos de 1 mil a 1,2 mil quilômetros, que requerem veículos com alto padrão de conforto e segurança, com boa performance e os menores custos operacionais possíveis”, explica João Carlos.

SALA VIP

A mais recente novidade da Guerino Seiscento é a implementação das salas VIP. Atualmente são duas: uma no terminal de passageiros de Assis e outra na garagem de Londrina.

Em breve, estarão concluídas outras duas, nas cidades de Tupã e Adamantina, conforme informado, em nota, pela empresa. As salas possuem sanitários privativos, inclusive para passageiros especiais, televisão, e serviço gratuito de lanches com deliciosos pães de queijo, sucos, café, leite.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Parabéns a família Seiscento, muito legal ler e saber que ainda temos uma LEGÍTIMA empresa de buzão.

    O “Controle Automático de Velocidade Volvo, sistema que utiliza conectividade por GPS para reduzir a velocidade automaticamente em trechos pré-definidos da estrada, independente da ação do motorista.”; tem de ser obrigatório por lei, para uso nos caminhões que voam nas estradas e constantemente se vê um acidente com os brutus em qualquer viagem de poucos Km’s.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta