Metrô de São Paulo apresenta programação cultural para setembro

Publicado em: 8 de setembro de 2019

Exposição fotográfica está entre as atrações do mês. Foto: Divulgação.

Atividades são gratuitas para passageiros

JESSICA MARQUES

O Metrô de São Paulo apresentou a programação cultural para o mês de setembro. As atrações integram o programa Linha da Cultura, que leva arte e entretenimento aos passageiros do Metrô.

Confira os detalhes divulgados pelo Metrô sobre os destaques de setembro:

A exposição “Caminhos”, em cartaz na estação Jardim São Paulo a partir do dia 10, traz trabalhos produzidos pelos alunos do projeto Forma em Movimento, criado pela artista plástica Telma Hartmann e voltado a inclusão das pessoas com necessidades especiais. O projeto fundado no final dos anos 1980 é pioneiro e elogiado pelos profissionais da educação e das artes, tendo cursos de pintura, escultura, fotografia e escrita criativa. “Caminhos” fica em cartaz até o dia 30.

Portugal é um dos mais belos destinos do Velho Continente, e a fotógrafa Zina Kossoy traz um pouco dessa beleza na mostra “Mar português – Cultura e arte na atualidade”, em cartaz na estação Clínicas de 10 a 30 de setembro. Em uma coletânea de 40 fotos, o espectador poderá ver as maravilhas naturais e arquitetônicas, além da religiosidade, gastronomia e folclore do país europeu.

Em Corinthians-Itaquera, a mostra FotoArte é o resultado de uma oficina ministrada em escolas em diversos estados do Brasil pelo projeto homônimo, que ensina as técnicas da fotografia de forma lúdica para jovens. Os participantes produziram imagens inspiradoras sobre suas expectativas para o futuro em um mundo mais sustentável e humano. Fica em cartaz de 10 a 30 de setembro.

Em um trabalho de artes no Colégio Anglo 21, em São Paulo, alunos foram provocados a desenhar árvores diferentes daquelas as que estamos acostumados a esboçar, geralmente inspiradas pelo formato da macieira europeia. Os resultados desse trabalho viraram a mostra “Raízes subterrâneas – Olhares em movimento”, em cartaz na estação República a partir de 10 de setembro até o final do mês. Para a professora Sylvia Helena Boock, que orientou o projeto, “podemos ter as raízes da árvore como metáfora do metrô, caminhos que se cruzam e se interligam por debaixo da terra”. Tanto a professora quanto os alunos estarão no dia 21 na estação para conversar sobre a experiência.

O casal Luah Galvão e Danilo Espanã fizeram, entre 2011 e 2013, uma viagem ao redor do mundo para tentar responder a uma instigante questão: o que mantém a humanidade caminhando pra frente apesar de todas as dificuldades? Da expedição, que percorreu 28 países e foi batizada de “Walk and Talk”, nasce a mostra de fotos “O que te motiva?”, que fica na Estação República entre os dias 10 e 30 de setembro. Luah e Danilo trazem, em seus registros, a conclusão de que não importa a cultura, a idade ou a posição social, há algo que une a todos nós, motivações semelhantes: amor, sonhos e propósitos.

A obra de Odiléa Setti Toscano faz parte da história do Metrô, que possui em sua rede 11 trabalhos da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU) falecida em 2015. Entre os dias 10 e 30 de setembro, a Estação Santa Cecília recebe a coletânea “A cidade: imagens”, que tem a curadoria de sua filha, Mariana Toscano. São desenhos que fizeram parte do mestrado da artista na FAU, orientado em 1981 pelo professor Júlio Roberto Katinski, que afirma que Toscano foi “uma das mais poderosas e densas artistas gráficas que passaram pela nossa faculdade”.

Cemitérios costumam ser lugares que nos evocam a tristeza por aqueles que se foram, mas neles também pode haver beleza. O Museu de Arte Sacra traz a estação Tiradentes a exposição “Arte tumular – Imagens de uma saudade”, que reúne fotografias de estátuas presentes em túmulos. Esse tipo de arte busca preservar a memória, capturando um pouco da vida que se foi. Fica em cartaz entre 28 e 30 de setembro. A curadora da mostra, Vanessa Bortulucce, estará no dia da abertura na estação Tiradentes, às 13h, para um bate-papo sobre as obras.

Concurso fotográfico e Clube da Leitura

Ainda em setembro, duas atrações especiais realizadas pelo Metrô marcam a Linha da Cultura. Durante o mês de agosto, passageiros e funcionários do Metrô participaram do Concurso de Fotografia amadora 2019 enviando suas fotos com o tema “Cidade Sustentável – Quais os benefícios do metrô no seu vaivém pela cidade?”. Foram selecionadas 12 imagens finalistas em cada categoria e elas ficarão expostas na estação Sé a partir do dia 13 de setembro e no dia 19 haverá a cerimônia de premiação da campeã pela votação popular nas redes sociais do Metrô.

No dia 26, a Biblioteca do Metrô Neli Siqueira realiza o seu Clube de Leitura. O encontro deste mês debaterá a obra “Maus”, de Art Spiegelman, e tem como convidados o professor Waldomiro Vergueiro (ECA-USP), Guilherme Kroll, um dos fundadores da Balão Editorial e o historiador Filipe Figueiredo. A biblioteca fica na Rua Augusta, 1626, próxima a estação Consolação e o encontro será às 16h.

Para acompanhar o roteiro completo de atrações e demais iniciativas culturais do Metrô, acesse:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta