Trem da Linha 13-Jade vindo da China começa a operar em dezembro

Carros de passageiros serão transportados em carretas para a Oficina de Presidente Altino, da CPTM, onde vão passar por testes. Foto: Divulgação / CPTM.

Nova composição atenderá a ligação entre a capital e o Aeroporto de Guarulhos e já chegou ao porto de Santos

JESSICA MARQUES

O primeiro dos oito trens adquiridos pelo Governo do Estado na China para circular na Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) desembarcou no Porto de Santos, na manhã desta quinta-feira, 05 de setembro de 2019.

Segundo o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a previsão é de que o trem comece a operar já em dezembro deste ano.

“Os trens fabricados na China para a Linha 13-Jade são equipados com tecnologia de ponta e bagageiros para oferecer o máximo de conforto para os passageiros que têm como destino o Aeroporto de Guarulhos. A previsão é que o trem que desembarcou hoje em Santos entre em operação em dezembro, após passar pelos testes obrigatórios na oficina da CPTM, que complementam os testes já feitos na fábrica chinesa”, afirma o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O trem embarcou para o Brasil em 20 de junho em navio especial que atracou no porto na noite desta quarta-feira.

Segundo a CPTM, o trem tem oito carros de passageiros, que serão transportados em carretas para a Oficina de Presidente Altino, da CPTM, onde vão passar por testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização, antes de entrar em operação na Linha 13-Jade, que liga a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“Os principais diferenciais dessa frota, chamada 2500, são o bagageiro para malas pequenas localizado acima dos assentos e o espaço específico para malas grandes. Esses itens vão garantir conforto na viagem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM”, informou a CPTM, em nota.

O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões para a fabricação dos oito trens. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de São Paulo.

“A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens chineses têm 170 metros de comprimento. Possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria”, informou a CPTM, também em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Zika! disse:

    Bacana a imagem.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Esta foto me faz lembrar da foto do desembarque dos Toshibas.

    Pena que a Linha 13 JADE é natimorta e incompleta.

    Segue o desperdício do dinheiro do contribuinte.

    Só marketing.

    Quero ver é o resultado operacional dessa linha, se valeu o investimento.

    Esses valores tem de ser publicados aqui no Diário; qual o prejuízo que a linha 13 Jade dá por dia.

    Esses trens tem de ir para a linha 10 Turqueza que é uma linha com volume de passageiros.

    Essa 13, não terá volume de utilização aceitável, tão cedo.

    É o famosos liga nada a lugar nenhum e vice versa.

    Att,

    Paulo Gil

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