Tarifa dos ônibus intermunicipais do Paraná sobe no próximo domingo, dia 1º

Foto: Emanoel Diego

Reajuste vale para linhas que atendem as regiões metropolitanas, com exceção da Região Metropolitana de Curitiba

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) autorizou o reajuste das passagens de ônibus intermunicipais em 4,19%.

O aumento passa a valer a partir do dia 1° de setembro de 2019, e vale para 497 linhas das regiões metropolitanas do estado do Paraná.

A Região Metropolitana da capital do estado, no entanto, está fora do reajuste, por ser área de responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

O Departamento de Estradas de Rodagem (DRE-PR) do Paraná, que deve publicar a partir de hoje os novos valores, informa que o último reajuste ocorreu em junho de 2018. Relembre: Tarifa dos ônibus intermunicipais do Paraná sobe nesta sexta-feira

A realização do Transporte Intermunicipal de Passageiros no Paraná é ofertada por meio de permissão às empresas. O processo de concessão através de licitação e a outorga das linhas está atualmente judicializado.

Compete à Agepar a fiscalização e homologação de reajustes tarifários.

Atualmente 36 empresas possuem permissão para operar 497 linhas intermunicipais no litoral e interior do estado.

A AGEPAR é responsável também pela regulação do transporte intermunicipal de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba, onde o sistema é operado pela COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), que planeja e faz a gestão do desenvolvimento integrado dos 29 municípios da região metropolitana.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta