Concessionária BRT Sorocaba completa instalação de 25 abrigos de parada do Corredor Sul

Equipamentos integram novo sistema de transporte que está sendo implantado na cidade

ALEXANDRE PELEGI

O Corredor Sul do BRT de Sorocaba já tem prontos 25 novos abrigos de parada de ônibus.

A informação é da Concessionária BRT Sorocaba, empresa privada responsável pela construção e administração do novo sistema de transporte coletivo da cidade

Os novos abrigos têm tomadas USB e acesso Wi-Fi gratuito para os usuários do transporte urbano. Para se conectar, o passageiro deve localizar a rede ‘BRT Sorocaba’ e se cadastrar informando seu RG e CPF. Se preferir, também pode realizar o login por meio de suas redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter).

Com layout mais moderno, os novos abrigos têm assentos e iluminação em led, que economiza energia elétrica e oferece mais segurança durante a espera do ônibus.

Outros componentes dos abrigos são o piso podotátil, para acesso de pessoas com dificuldade visual, e a disposição de vidros na parte traseira e lateral para proteção d chuva e vento. Para facilitar o embarque e desembarque, o piso da plataforma é elevado.

Luiz Alexandre Massariol, Diretor de Engenharia da Concessionária BRT Sorocaba, informa que essa é a conclusão da primeira série de abrigos que estão sendo requalificados. “Finalizamos o Corredor Sul. Uma única unidade, situada no Parque Kasato Maru, não foi alterada devido ao valor cultural para a cidade. Esse é um ponto temático e por isso toda sua estrutura foi preservada. Agora seguiremos com a implantação de 19 novos abrigos na Av. General Osório. Em paralelo, seguimos avançando com as demais obras na Av. Itavuvu”, esclarece.

O Corredor Sul, com 4 km de extensão, começa na Avenida Comendador Pereira Inácio (região central próximo à Rodoviária de Sorocaba) e vai até o limite entre Sorocaba e Votorantim (adjacente ao shopping Iguatemi Esplanada, na região do Campolim).

A Concessionária BRT Sorocaba recebeu a concessão por pum prazo de 20 anos para implementar e administrar o novo serviço de ônibus da cidade. Com origem no poder público, toda a concepção do projeto está sendo realizada de acordo com procedimentos de empresa privada, de origem 100% brasileira.

O BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país.

Quando finalizado o projeto do BRT de Sorocaba, os passageiros terão à disposição 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

DADOS SOBRE O EMPREENDIMENTO:

Serão construídos 68 km de corredores, sendo aproximadamente 34 km nos 3 Corredores BRT (Itavuvu, Ipanema e Oeste) e aproximadamente 34 km nos corredores estruturais (Sul, Leste, Aproximação Centro/Norte, Área Central e Ligação General Osório).

Serão 28 estações, 4 estações de integração, 3 terminais integrados, 96 pontos de paradas requalificados e 1 garagem.

A frota será composta por veículos com wi-fi e ar condicionado. Haverá um centro de controle operacional (CCO) com monitoramento via câmeras, GPS e painéis de horário.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta