Volkswagen apresenta novo ônibus de 15 metros com terceiro eixo direcional

O novo chassi foi apresentado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em uma carroceria Caio Apache Vip IV. Foto: Divulgação.

Volksbus com motor dianteiro levado ao Seminário Nacional NTU, em Brasília

JESSICA MARQUES

A Volkswagen informou, por meio de nota, que vai apresentar um novo ônibus de 15 metros e terceiro eixo direcional no Seminário Nacional NTU, em Brasília. Esse é o primeiro chassi da marca com estas configurações.

A novidade é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que, segundo a fabricante, permite que o chassi tenha uma capacidade de carga de 22 toneladas, possibilitando as mais diversas configurações de acordo com a necessidade da operação.

O Volksbus é equipado com suspensão pneumática e motorização MAN D08, que segundo a Volkswagen, é “uma das combinações que oferecem a melhor relação de custo x benefício para o segmento”.

“A premissa da VW é aumentar o conforto com o melhor custo-benefício ao cliente. É por isso que oferecemos um portfólio de soluções desde micros até os veículos de maior capacidade, de modo que os operadores possam adequar-se à demanda e sazonalidade de cada operação”, disse Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da VWCO, por meio de nota.

O novo chassi foi apresentado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em uma carroceria Caio Apache Vip IV.

Confira as imagens divulgadas pela fabricante ao Diário do Transporte:

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O seminário NTU deste ano tem como tema Inovação e  Reinvenção: O Futuro do Transporte Público na Perspectiva da Sociedade. O evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto e é realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Comentários

Comentários

  1. Caraca meu! lindão,,,mas não que seja novidade,,,3* eixo existem em alguns já,,,da VW é o primeiro,,,mas ficou sensacional

    1. Zé Tros disse:

      A novidade é que esse tem dois eixos dianteiros direcionais. Os outros são dois eixos traseiros. A extinta Barramar daqui de Salvador tinha muitos VW 17.230 EOD com 14m e dois eixos traseiros fixos.

  2. Tomara que o ABC seja os primeiros contemplados…rrrsss

  3. Claudio disse:

    …premissa de aumentar o conforto e custo benefício ao cliente???

  4. ferreira disse:

    Faltou dizer se a motorização é dianteira ou traseira. Ou se tem as duas opçoes.

    1. Marcos disse:

      O Cliente sao dos frotistas e nao os passageiros…

    2. Zé Tros disse:

      Está explicado no texto:
      “Volksbus com motor dianteiro levado ao Seminário Nacional NTU, em Brasília”.

  5. Rodrigo Zika! disse:

    Caramba achava que nunca mais veria novos modelos de motor dianteiro interessante, os últimos eram apache vip porém com os 4 eixos traseiros que rodavam na linha 3459 Vip Itaim Paulista.

    1. Zé Tros disse:

      Não existe chassi, seja com motor dainteiro ou traseiro, com 4 eixos traseiros.

      1. Rodrigo Zika! disse:

        Não citei chassi

  6. William de Jesus disse:

    Dois eixos direcionais na frente? Não é por nada não, mas acho que é um tiro no pé

  7. Mario Pina disse:

    Acho que não vai dar muito cérto porque o da Scania o eixo direcional é traseiro, assim o carro faz a curva melhor e ruas pequenas e a traseira entra na curva com essa roda da frente esse onibus tera que abrir muito nas curvas apertadas.

  8. Valdir disse:

    Boa tarde! Esse novo chassi de 22 toneladas foi liberado para ônibus articulados? Se foi, e dependendo do R$, com certeza vamos ver muitos ônibus articulados dianteiros desse chassi espalhados pelo Brasil. Abraços.

    1. Zé Tros disse:

      Está explicado no texto, é um chassi com 15 m de comprimento máximo. Além disso, para articulados a potência mínima exigida é de 340 cv, enquanto esse modelo da VW tem 277 cv.

      1. João Pedro Rocha de Oliveira disse:

        Acho que a potência mínima para um ônibus articulado, não é de 340 cavalos, por que os articulados da própria VW e da Scania, possuem 310 e 330 cavalos
        310 cavalos: Scania
        330 cavalos: VW

  9. Zé Tros disse:

    Adamo, parabéns pela matéria, porém sugiro que pra melhor entendimento dela, o veículo deveria ser descrito como tendo um segundo eixo dianteiro direcional e não terceiro eixo direcional. Já que nesse caso, o terceiro eixo é o eixo motriz de rodado duplo fixo. É só uma sugestão.

    1. Paulo Gil disse:

      Zé Tros, boa noite.

      Bom ler você aqui no Diário novamente, estava sumido.

      Outro dia me disseram que buzão utilizado em cidades quentes tem uma proteção contra o calor.

      Isto existe? Isto é verdade?

      Se puder me esclarecer, agradeço.

      Abçs.

      Paulo Gil

  10. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Achei diferentão o buzão com dois eixos na dianteira.

    Mas não entendi o porque desta especificação.

    Os dois eixos na traseira, não permitem a capacidade ser de 22 t??

    Mas será que será fácil fazer curvas, conforme já questionado?

    VW ou Zé Trós, se puderem explicar o porque, eu agradeço.

    Att,

    Paulo Gil

  11. MARCOS NASCIMENTO disse:

    Que coisa feia e monstruosa!!! E o primeiro deles será testado nas ruas da maior cidade do Estado de Santa Catarina. Essa monstruosidade recorda-me os onibus do corredor Expresso Tiradentes fabricados em 2004 pela Marcopolo que rodaram por mais de 10 anos na cidade de São Paulo na área 5 da cidade.

  12. santanaradi@hotmail.com disse:

    Achei interessante esse modelo gostei ,talvez seja mais leve no estrago das ruas de pequenas cidades , digo que não sejam as capitais e as grandes.
    E uma otima solução para os horários de pico.

  13. francisco pereira dos santos disse:

    Essa configuração apesar de ser diferente dos habituais onibus urbanos com dois eixos trazeiros, para mim será um problema para as empresas, num onibus rodoviario é difrente porque uma vez na estrada, o veiculo não fica parando o tempo todo ou fazendo curvas, ja no meio urbano o veiculo faz muitas manobras e logo com tantas articulações não será facil manter as rodas alinhadas por muito tempo, a turma da manutenção vai ter que ralar caso o contrario apesar de ambos os eixos serem nanobraveis sem um alinhamento constante não ha pneu que aguente e os empresario logo sentirão no bolso.

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