Volkswagen apresenta novo ônibus de 15 metros com terceiro eixo direcional
Publicado em: 19 de agosto de 2019
Volksbus com motor dianteiro levado ao Seminário Nacional NTU, em Brasília
JESSICA MARQUES
A Volkswagen informou, por meio de nota, que vai apresentar um novo ônibus de 15 metros e terceiro eixo direcional no Seminário Nacional NTU, em Brasília. Esse é o primeiro chassi da marca com estas configurações.
A novidade é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que, segundo a fabricante, permite que o chassi tenha uma capacidade de carga de 22 toneladas, possibilitando as mais diversas configurações de acordo com a necessidade da operação.
O Volksbus é equipado com suspensão pneumática e motorização MAN D08, que segundo a Volkswagen, é “uma das combinações que oferecem a melhor relação de custo x benefício para o segmento”.
“A premissa da VW é aumentar o conforto com o melhor custo-benefício ao cliente. É por isso que oferecemos um portfólio de soluções desde micros até os veículos de maior capacidade, de modo que os operadores possam adequar-se à demanda e sazonalidade de cada operação”, disse Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da VWCO, por meio de nota.
O novo chassi foi apresentado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em uma carroceria Caio Apache Vip IV.
Confira as imagens divulgadas pela fabricante ao Diário do Transporte:
O seminário NTU deste ano tem como tema Inovação e Reinvenção: O Futuro do Transporte Público na Perspectiva da Sociedade. O evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto e é realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
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Caraca meu! lindão,,,mas não que seja novidade,,,3* eixo existem em alguns já,,,da VW é o primeiro,,,mas ficou sensacional
A novidade é que esse tem dois eixos dianteiros direcionais. Os outros são dois eixos traseiros. A extinta Barramar daqui de Salvador tinha muitos VW 17.230 EOD com 14m e dois eixos traseiros fixos.
Tomara que o ABC seja os primeiros contemplados…rrrsss
…premissa de aumentar o conforto e custo benefício ao cliente???
Faltou dizer se a motorização é dianteira ou traseira. Ou se tem as duas opçoes.
O Cliente sao dos frotistas e nao os passageiros…
Está explicado no texto:
“Volksbus com motor dianteiro levado ao Seminário Nacional NTU, em Brasília”.
Caramba achava que nunca mais veria novos modelos de motor dianteiro interessante, os últimos eram apache vip porém com os 4 eixos traseiros que rodavam na linha 3459 Vip Itaim Paulista.
Não existe chassi, seja com motor dainteiro ou traseiro, com 4 eixos traseiros.
Não citei chassi
Dois eixos direcionais na frente? Não é por nada não, mas acho que é um tiro no pé
Acho que não vai dar muito cérto porque o da Scania o eixo direcional é traseiro, assim o carro faz a curva melhor e ruas pequenas e a traseira entra na curva com essa roda da frente esse onibus tera que abrir muito nas curvas apertadas.
Boa tarde! Esse novo chassi de 22 toneladas foi liberado para ônibus articulados? Se foi, e dependendo do R$, com certeza vamos ver muitos ônibus articulados dianteiros desse chassi espalhados pelo Brasil. Abraços.
Está explicado no texto, é um chassi com 15 m de comprimento máximo. Além disso, para articulados a potência mínima exigida é de 340 cv, enquanto esse modelo da VW tem 277 cv.
Acho que a potência mínima para um ônibus articulado, não é de 340 cavalos, por que os articulados da própria VW e da Scania, possuem 310 e 330 cavalos
310 cavalos: Scania
330 cavalos: VW
Adamo, parabéns pela matéria, porém sugiro que pra melhor entendimento dela, o veículo deveria ser descrito como tendo um segundo eixo dianteiro direcional e não terceiro eixo direcional. Já que nesse caso, o terceiro eixo é o eixo motriz de rodado duplo fixo. É só uma sugestão.
Zé Tros, boa noite.
Bom ler você aqui no Diário novamente, estava sumido.
Outro dia me disseram que buzão utilizado em cidades quentes tem uma proteção contra o calor.
Isto existe? Isto é verdade?
Se puder me esclarecer, agradeço.
Abçs.
Paulo Gil
Amigos, boa noite.
Achei diferentão o buzão com dois eixos na dianteira.
Mas não entendi o porque desta especificação.
Os dois eixos na traseira, não permitem a capacidade ser de 22 t??
Mas será que será fácil fazer curvas, conforme já questionado?
VW ou Zé Trós, se puderem explicar o porque, eu agradeço.
Att,
Paulo Gil
Que coisa feia e monstruosa!!! E o primeiro deles será testado nas ruas da maior cidade do Estado de Santa Catarina. Essa monstruosidade recorda-me os onibus do corredor Expresso Tiradentes fabricados em 2004 pela Marcopolo que rodaram por mais de 10 anos na cidade de São Paulo na área 5 da cidade.
Achei interessante esse modelo gostei ,talvez seja mais leve no estrago das ruas de pequenas cidades , digo que não sejam as capitais e as grandes.
E uma otima solução para os horários de pico.
Essa configuração apesar de ser diferente dos habituais onibus urbanos com dois eixos trazeiros, para mim será um problema para as empresas, num onibus rodoviario é difrente porque uma vez na estrada, o veiculo não fica parando o tempo todo ou fazendo curvas, ja no meio urbano o veiculo faz muitas manobras e logo com tantas articulações não será facil manter as rodas alinhadas por muito tempo, a turma da manutenção vai ter que ralar caso o contrario apesar de ambos os eixos serem nanobraveis sem um alinhamento constante não ha pneu que aguente e os empresario logo sentirão no bolso.