Pista sentido centro-bairro da Ponte do Jaguaré fica interditada até 25 de agosto

Quando as obras forem concluídas, será necessário interditar por 10 dias o sentido bairro-centro. Foto: Divulgação.

Via está totalmente fechada desde sábado para nova etapa de obras no local

JESSICA MARQUES

A pista sentido centro-bairro da Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista, está totalmente interditada desde a meia-noite de sábado, 10 de agosto de 2019.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, a interdição se mantém por 15 dias.

A pista está fechada para a execução de mais uma etapa das obras de recuperação da estrutura atingida por incêndio no dia 21 de junho.

Na ocasião do incidente,  havia madeiras de caixas que seriam utilizadas na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) embaixo do viaduto. O material pegou fogo.

Ao todo, 12 viaturas e 50 bombeiros participaram da operação para controlar as chamas e apagar o incêndio.

Uma fissura surgiu na ponte durante o incidente e técnicos da Prefeitura passaram o final de semana analisando se a estrutura poderia voltar a suportar tráfego normal.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/21/ponte-do-jaguare-fica-interditada-ate-pelo-menos-segunda-feira-diz-bruno-covas/

Duas pistas estão interditadas desde a última segunda-feira, 05 de agosto, para a realização de testes para validar as intervenções que serão executadas.

“Para recuperação do trecho centro-bairro da estrutura será feito, na última semana de interdição, o macaqueamento para substituição de 24 aparelhos de apoio e a troca de uma junta de dilatação (ambos permitem a movimentação da estrutura para que não se rompa). Também haverá o reforço da parte inferior da ponte, parte duramente atingida pelo fogo, além do reforço do passeio (local por onde os pedestres circulam)”, informou a Prefeitura de São Paulo, em nota.

Ainda segundo a administração municipal, quando as obras forem concluídas, será necessário interditar por 10 dias o sentido bairro-centro para realização dos mesmos trabalhos, mas em um trecho menor. A data e horário serão divulgados posteriormente.

Cada uma das pistas tem 313 metros de extensão. As intervenções emergenciais vão ocorrer nos 33 metros de cada uma delas atingidos pelo incêndio.

HISTÓRICO

Após ser atingida por um incêndio, a Ponte do Jaguaré permaneceu totalmente interditada por quatro dias para o tráfego de veículos. No dia 25 de junho a pista bairro-centro foi liberada para circulação de veículos leves, no dia 26 duas faixas da pista sentido centro-bairro também foram liberadas para veículos leves. Restou interditada apenas a faixa da esquerda da pista sentido centro-bairro.

No dia 05 de julho, depois da realização de monitoramentos e cálculos estruturais, foi liberada a circulação de ônibus simples (dois eixos) nos dois sentidos da Ponte do Jaguaré.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/05/prefeitura-de-sao-paulo-libera-circulacao-de-onibus-de-dois-eixos-no-viaduto-mofarrej-e-ponte-do-jaguare/

Para realização de testes complementares, na noite da última segunda-feira (5) foi interditada novamente a faixa central da pista sentido centro-bairro.

O laudo estrutural emergencial para fazer uma radiografia da estrutura da ponte começou a ser feito em 24 de junho e deve ser concluído em até 180 dias, a empresa EGT Engenharia LTDA. é a responsável pela elaboração do documento. As obras de recuperação da ponte, executadas pela G2O Gerenciamento e Obras Ltda, também serão concluídas até dezembro, segundo a Prefeitura.

MANUTENÇÃO

O programa de Manutenção de Obras de Artes Especiais (OAE) da Prefeitura prevê a realização de vistorias em 185 pontes e viadutos da cidade, como determinou o prefeito Bruno Covas.

Deste total, de acordo com a Prefeitura, 73 já passaram por vistoria visual, o que resultou na contratação emergencial de 18 laudos estruturais (16 foram entregues) e atualmente 36 laudos estão sendo licitados.

A licitação para contratação de outros 19 laudos será publicada nas próximas semanas, segundo a administração municipal, e as vistorias visuais continuam sendo executadas.

CAMINHÕES E ÔNIBUS

A Engenharia de Campo da CET informou que vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na região, visando manter as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

O trânsito de veículos pesados, caminhões e ônibus acima de dois eixos, permanece proibido na ponte.

Confira abaixo as linhas de ônibus que passam pela ponte:

N832/11 Terminal Lapa – Parque Continental (Noturna)

7282/10 Parque Continental – Praça Ramos de Azevedo

748A/10 Jd. Peri Peri – Lapa

748A/41 Jd. D’Abril – Lapa

748R/10 Jd. João XXIII – Metrô Barra Funda

775N/10 Rio Pequeno – Metrô Vila Madalena

8038/10 Parque Continental- Lapa

809H/10 Jardim Boa Vista – Lapa

809N/10 Vila Dalva – Lapa

809T/10 COHAB Raposo Tavares- Lapa

8319/10 Parque Continental – Sesc Pompeia

847J/10 City Jaraguá- Jaguaré

874C/10 Parque Continental – Metrô Trianon Masp

ALTERNATIVAS

Os veículos que vêm da Avenida Queiroz Filho, em direção à Avenida Jaguaré, poderão trafegar pelo tabuleiro da Ponte, sentido centro, que funcionará da seguinte forma:

  • Pico da Manhã: duas faixas no sentido bairro/centro e uma faixa no sentido centro/bairro;
  • Pico da Tarde: duas faixas no sentido centro/bairro e uma faixa no sentido bairro/centro.

A inversão da operação se dará de acordo com as condições do trânsito no acesso à ponte.

Recomendações da CET:

  • Atenção à sinalização e eventuais movimentações das máquinas e equipamentos relativos à obra;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
  • Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta