Santa Bárbara D’Oeste terá ônibus 10% mais caro a partir deste domingo, 04
Publicado em: 3 de agosto de 2019
Com reajuste, tarifa salta dos atuais R$ 4,00 para R$ 4,40
ALEXANDRE PELEGI
Andar de ônibus em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, vai ficar R$ 0,40 mais caro a partir deste domingo, 4 de agosto de 2019.
A cidade, localizada às margens da rodovia Anhanguera, próxima a Campinas, decidiu aumentar a tarifa do transporte coletivo dos atuais R$ 4,00 para R$ 4,40, aumento de 10%.
O reajuste anterior, concedido em julho de 2018, elevou o preço da passagem de R$ 3,80 para R$ 4,00.
O reajuste foi autorizado pelo prefeito nesta sexta-feira, 3, após parecer técnico da Diretoria de Gestão de Transporte Municipal e análise da Comissão Tarifária. “O reajuste ocorre por força de reequilíbrio econômico financeiro e contratual”, informou a prefeitura em comunicado, que lembra que a revisão anual da tarifa está prevista no edital.
O transporte coletivo urbano de Santa Bárbara d’Oeste é atendido pela empresa Sertran-NovaVia, atual concessionária responsável pelo serviço no município. A empresa iniciou as operações em dezembro de 2013, com prazo de concessão dos serviços por 20 anos.
Pelo contrato, a Sertran deveria instalar abrigos em 200 pontos de ônibus nos dois primeiros anos da concessão. Até o momento apenas 98 abrigos foram finalizados.
A atual frota é composta por 32 ônibus, todos devidamente adaptados às pessoas com deficiência.
O sistema oferece o Cartão Integração, que dá direito ao passageiro de utilizar quantos ônibus forem necessários para chegar ao seu destino.
Aos sábados, o “Tarifa Zero” permite ao passageiro que possui o Cartão Integração utilizar os ônibus durante todo o dia sem pagar passagem.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

