Prefeitura de São Luís (MA) intensifica fiscalização no transporte coletivo

Publicado em: 3 de agosto de 2019

Foto: A. Baeta / Agência São Luís

Sistema de Transporte Municipal já conta com 300 ônibus com ar-condicionado, além de 80% de renovação da frota

ALEXANDRE PELEGI

O sistema de transporte urbano de São Luís, capital do Maranhão, tem passado por um processo contínuo de fiscalização, voltado a averiguar as condições dos ônibus e garantir a segurança dos usuários.

O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Segundo a prefeitura, o sistema de transporte já conta com 300 ônibus com ar-condicionado, numa frota com mais de 800 veículos. Ainda segundo a administração municipal, a taxa de renovação da frota já alcançou 80%.

Canindé Barros, atual secretário municipal de Trânsito e Transportes, explica que a ação contribui para a manutenção da frota. “As vistorias e a fiscalização da limpeza dos ônibus são fundamentais para assegurar o estado de manutenção dos ônibus e sua vida útil. O trabalho também serve para assegurar o conforto, a segurança e o bem estar dos usuários do sistema de transporte coletivo de São Luís“, destacou.

Baeta

Foto: A. Baeta (Agência São Luís)

As vistorias observam itens de uma lista de normas que o veículo deve preencher para ser liberado para circular.

Entre os itens está o funcionamento regular de todos os itens mecânicos, elevadores para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, segurança, parte elétrica e outros.

Além disso, é feita uma verificação detalhada do ar-condicionado dos 300 ônibus que já possuem o equipamento.

Nesta semana a SMTT iniciou a fiscalização de limpeza nos ônibus. Ela é feita durante a madrugada, nas garagens das empresas, antes da saída da frota de veículos para as ruas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta