Governo do Espírito Santo publica edital da primeira etapa de implantação do Aquaviário

Publicado em: 2 de agosto de 2019

O novo sistema deve entrar em operação ainda em 2020, com quatro estações, e será integrado ao Transcol. Foto: Divulgação.

Serão construídos quatro pontos de atracagem dos barcos: Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá, Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica)

JESSICA MARQUES

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do Espírito Santo publicou, nesta semana, o edital para contratar os projetos da primeira etapa de implantação do modal aquaviário no sistema de transporte coletivo da Grande Vitória.

Os serviços contemplam o desenvolvimento de Licenciamento Ambiental e os Projetos Básicos e Executivos de Engenharia para Construção de quatro novos Trapiches (píeres) na Baía de Vitória, no Espírito Santo.

A empresa vencedora terá um prazo de 150 dias para entregar os projetos, a contar da data da Ordem de Serviço, segundo informações do Governo do Estado.

O novo sistema deve entrar em operação ainda em 2020, com quatro estações, e será integrado ao sistema de transporte coletivo (Transcol).

De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, os quatro pontos previstos para a construção dos trapiches para atracagem dos barcos são Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá, Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).

“A implantação do aquaviário também será feita em etapas. Primeiro vamos contratar os projetos dos trapiches, que devem começar a ser executados no ano que vem. É uma etapa importante, pois o píer precisa ser muito bem executado para garantir a segurança e a acessibilidade do sistema”, explicou Damasceno.

Ainda segundo o secretário, neste ano será publicado o edital para empresas interessadas em fazer a operação dos barcos.

O sistema aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 90, quando foi desativado. Compromisso de Governo, a volta da operação do modal é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura.

As empresas interessadas têm até às 14 horas do dia 16 de agosto de 2019 para entregar as propostas na sede da Semobi, de acordo com as normas estabelecidas no edital. Abertura dos envelopes está agendada para o mesmo dia, às 14h30. Outras dúvidas podem ser dirimidas através do e-mail cpl@setop.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-9635.

O edital completo pode ser acessado no site da Semobi.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta