CPTM vai lançar neste semestre licitação para compra de 34 trens, diz Pedro Moro

Presidente da CPTM, Pedro Moro. Foto: Adamo Bazani.

Linha 10-Turquesa será uma das contempladas

ADAMO BAZANI / JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai lançar neste semestre uma licitação para a compra de 34 trens zero quilômetro.

A informação é do presidente da estatal, Pedro Moro, em encontro com sites especializados em mobilidade urbana, dentre os quais o Diário do Transporte.

Segundo Pedro Moro, a linha 10-Turquesa (Rio Grande da Serra/Brás) será uma das contempladas.

Recentemente, a linha 10 recebeu uma renovação de frota com composições mais novas, de cerca de dez anos de uso, da série 7000, em substituição da maior parte da frota da série 2100, fabricada na Espanha a partir de 1974.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/09/os-trens-espanhois-da-serie-2100-da-linha-10-turquesa-dao-adeus/

“A gente deve lançar um edital para a compra de 34 trens nesse ano. Neste semestre a gente deve colocar isso na rua. Inclui a linha 10. Boa parte desses trens é para atender a linha 10”, afirmou Moro.

O presidente da CPTM disse também que novos investimentos em melhorias das vias e da rede de energia vão criar condições para mais composições em circulação, como na linha 11-Coral e na extensão da linha 9-Esmeralda até Varginha.

“Você tem a licitação, média de 18 meses para fabricar o primeiro trem, mais testes, as entregas. Quase três anos e meio, quatro ano entre iniciar o processo e receber o último trem. É um processo longo, trem não é tão simples de fabricar. Quando esse processo finalizar, já vamos ter uma série de melhorias na via, na CPTM, que vão necessitar de trens extras para a operação”, explicou.

Pedro Moro ainda disse que entre os meses de agosto e setembro será retomado o contrato para a modernização do sistema de controle de trens e sinalização para a linha 10, o que vai permitir menores intervalos entre as composições.

O sistema CBTC, sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação, foi comprado há mais de dez anos, mas ainda não foi instalado.

Leia também: CPTM promete contratar instalação de novo sistema (CBTC) que vai reduzir intervalos na linha 10-Turquesa ainda neste semestre

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Jairo disse:

    Todos os Domingos sempre tem manutenção mais não muda nada de melhorias nas vias só atrasa a vida dos trabalhadores

    1. Entenda meu caro, manutenção, é sempre, e sempre será , assim como Metrô, que são utilização de aparelhos para medir o desgaste de trilhos para que se evite descarrilamentos, verificação em pontos estratégicos das linhas para se evitar acidentes, e dar segurança plena, permanente à milhões de humanos, como eu e você que os utiliza. Eu mesmo já participei de uma visita no subterrâneo do Metrô e daí entendi o quão é dificultoso esse serviço,,,,ou seja, não é apenas colocar, instalar, é preciso monitoramento diário,,,agradeça aos funcionários que olham, de noite e madrugadas, pela sua segurança.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Marcopolo, agora é a hora da criação da Nicola Rail Wail.

    Esta marca da sorte.

    A indústria nacional de trens tem de voltar a operar.

    Vou torcer muito.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta para JairoCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading