CPTM promete contratar instalação de novo sistema (CBTC) que vai reduzir intervalos na linha 10-Turquesa ainda neste semestre

Trens espanhóis dos anos 1970 devem ser aposentados na linha 10-Turquesa. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte) - Clique para ampliar

Companhia de trens confirmou renovação de frota para a ligação a partir da próxima quarta-feira, mas não esclareceu se serão composições 0 km ou retiradas de outras linhas. Três estações devem ter acessibilidade até o fim do ano

ADAMO BAZANI/JESSICA MARQUES

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que vai concluir até o final deste ano de 2019, a contratação para instalar na linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) de um novo sistema de controle e sinalização de trens que permite com que as composições trafeguem mais próximas umas das outras com segurança, reduzindo os intervalos e aumentando a capacidade de transportes.

A confirmação foi feita pela empresa ao repórter Leandro Amaral, do Repórter Diário, parceiro do Diário do Transporte, na tarde desta quinta-feira, 04 de julho de 2019.

Como mostrou uma reportagem da TV Globo, em maio, o sistema foi comprado em 2009 por 176 milhões de euros, mas nunca foi instalado.

O Diário do Transporte confirmou a informação.

Na ocasião, o secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, havia prometido a conclusão da instalação do CBTC, , sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação, para 2022.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/05/11/sistema-de-sinalizacao-que-vai-reduzir-intervalos-na-linha-10-turquesa-sera-instalado-ate-2022-diz-baldy/

Nesta quarta-feira, ao anunciarem a troca do projeto original para a linha 18-Bronze de monotrilho (trens leves em elevados) por BRT (sistema de ônibus rápidos em corredores), o governador João Doria e o secretário Alexandre Baldy prometeram uma série de ações para melhorar a mobilidade na região.

Além do BRT no lugar do monotrilho, foi prometida a renovação da frota de trens da linha 10-Turquesa e a contratação dos projetos da linha 20-Rosa de Metrô de alta capacidade para o trecho entre Rudge Ramos (São Bernardo do Campo) e Lapa (zona Oeste da capital).

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/07/03/joao-doria-anuncia-linha-18-bronze-do-abc/

Baldy disse que a frota seria trocada na próxima quarta-feira, 10 de julho.

A CPTM não confirmou se estes trens serão novos ou virão de outras linhas, sendo mais novos que os atuais da série 2100, que são os espanhóis fabricados a partir de 1974.

Em nota, a Companhia informou ainda que as estações Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, da Linha 10-Turquesa, estão em obras de adequação de acessibilidade.

Confira a nota, na íntegra:

A CPTM confirma que a frota da Linha 10-Turquesa será renovada a partir do dia 10 de julho. Os detalhes estão sendo definidos pela Operação e serão divulgados em breve.

A modernização no sistema de sinalização será feita com a retomada do contrato de instalação do sistema CBTC neste semestre.

Atualmente, três estações da Linha 10-Turquesa (Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) estão em obras de adequação de acessibilidade. O prazo de conclusão é neste ano. As demais estações estão em fase de projeto.

Adamo Bazani e Jessica Marques, jornalistas especializados em transportes

4 comentários em CPTM promete contratar instalação de novo sistema (CBTC) que vai reduzir intervalos na linha 10-Turquesa ainda neste semestre

  1. Como retomar algo que mal saiu do papel? O CBTC da Linha 8 é o mais adiantado e Baldy sequer diz o que fará com esse contrato.

    E a troca de frota vai prejudicar as Linhas 8 e 9 e colocar a Linha 10 operando no limite mínimo de frota. Faltam trens mas sobra politicagem.

  2. Pessoal, ainda há muito a fazer, a questão é a licitação para a obra que exigirá trocas de postes (em meio ao mato, na estação Brás), e com eles fincados aí sim poderá ser feita as instalações de sinaleiras de solo, que irão controlar o tempo dos trens…Eu também vi na TV as peças que estão sob lona a espera de serem implantadas. Mas como eu sei, e poucos sabem não será só uma linha, seriam todas e imaginem quanto tempo duraria estas instalações. Demandariam um batalhão de operários, em todas elas, se for ao mesmo tempo. Mas como conciliar estas obras com o uso diário dos trens….é dificil…

  3. Excelente noticia! o CBTC vai dar o que a de mais moderno em sistema de sinalização ferroviária para a CPTM mesmo que os trens não andem em modo automático por si só o CBTC da uma dinâmica melhor para a operação
    Pop Favor CPTM não esqueça de substituir os AMV’s pelos de agulhas mais longas permitindo que os trens tenha uma velocidade na troca de via mais próxima da velocidade limite

  4. … E tomara que essa troca de sistema não dure igual as obras de modernização da linha 7

1 Trackback / Pingback

  1. Trens de 10 anos da série 7000 já estão circulando na Linha 10-Turquesa

Deixe uma resposta