Bolsonaro defende fim de aulas práticas em autoescola

Publicado em: 27 de julho de 2019

Foto: divulgação

Para o presidente, uma prova prática e uma prova escrita seriam suficientes para a obtenção da carteira de habilitação

ALEXANDRE PELEGI

O presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar o atual sistema de trânsito no país. Desta vez, ele aproveitou sua tradicional live no Facebook         para questionar a eficiência das aulas práticas em autoescolas. O vídeo foi transmitido ao vivo na noite desta quinta-feira, 25 de julho de 2019.

Usando-se como exemplo, Bolsonaro afirmou que com 10 anos de idade aprendeu a dirigir trator na fazenda em Eldorado Paulista, interior de São Paulo. “E acho que nem devia ter exame de nada. Parte escrita apenas e ir para prática logo. Não tem que cursar autoescola, ter aula de um monte de coisa que já sabe o que vai acontecer. Então, deveria ter uma prova prática e uma prova escrita ali. Seria o suficiente para tirar a carteira de habilitação. Mas vamos deixar isso para um segundo momento”.

As últimas manifestações do presidente sobre mudanças nas regras de trânsito têm sido contestadas por especialistas, como dobrar o limite de pontos para suspender a CNH e a eliminação de multa para condutores que transportarem crianças sem o uso da cadeirinha de retenção. Em junho ele entregou um projeto de lei (PL) que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e propõe todas essas medidas. Relembre: Bolsonaro entrega à Câmara proposta que afrouxa regra de pontos da CNH

Na live de ontem, Bolsonaro voltou a citar medidas que propôs para, segundo ele, reduzir o custo da carteira de motorista, como o corte dos simuladores nas autoescolas e do exame toxicológico, todas constando no PL encaminhado à Câmara em junho.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Marcelo Rodrigues de Sá disse:

    Nossa 🙄. Imaginem quantos país de família podem ficar sem emprego se isso acontecer. Nós profissionais de auto escola trabalhamos tanto para formar bons condutores. E vem uns inventando moda. Antes de tomar uma medida assim eles deveriam começar a educação de trânsito no ensino fundamental. Nós países onde funciona desse jeito é assim. Vocês me entendem senhores????

  2. Danilo Elisio disse:

    Eu acho é pouco. Auto Escolas são a maior fábrica de fazer dinheiro que existe. Vejo muitos amigos que não conseguem empregos pois não tem condições de tirar a habilitação. Tirei a minha em 2014 e paguei 600. Hoje tá na casa dos 3.000. 3.000 por míseras 15 aulas práticas q nem dá 1h direito. Burlam o sistema dos órgãos. Um verdadeiro Absurdo.
    E tudo que os caras ensinam lá é passar na prova. E muitas vezes nem isso ensina. Eu aprendi o que sei hj do trânsito na rua mesmo. Auto escola não forma ninguém. Uma hora essa farra tem que acabar.

Deixe uma resposta