Em meio a dúvidas, eSocial é história de sucesso na Praxio

Nos últimos dias, o eSocial voltou a tomar conta de mais espaço nas mídias de uma forma geral. Isso porque o secretário da Previdência e Trabalho do governo federal, Rogério Marinho, anunciou que o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) será extinto em janeiro de 2020. Em seu lugar, segundo Marinho, será implantada uma nova plataforma que, segundo ele, atenderia a demanda das empresas.

O eSocial funciona como canal de comunicação entre os empregadores e o Governo. Por ele, as empresas transmitem, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A grande dúvida é o que vai ficar no lugar do programa, como a substituição será feita e quais serão as obrigações. Além disso, há um grande temor em relação a todo o investimento em tecnologia já realizado pelas empresas e toda a indústria de TI.

Na Praxio, empresa de tecnologia com soluções especialistas no transporte rodoviário de passageiros, cargas e logística o investimento foi grande. Além de horas em webinars e vídeos gratuitos para treinamento à distância – EAD – a empresa investiu na contratação de mais 30 analistas de negócios tanto para o desenvolvimento de ajustes nos sistemas, quanto para o suporte direto ao usuário dos módulos de Folha.

Os investimentos da empresa não passaram despercebidos. De acordo com Valmir Colodrão, CEO da empresa, “em meio as informações e as dúvidas sobre as mudanças previstas para 2020, ficamos felizes em receber, publicamente, a aprovação dos nossos clientes sobre todo o nosso processo de entrega, como no caso da Ótima Transportes (OTTrans) de Salvador”.

A gerente do departamento administrativo, responsável pelo eSocial na OTTrans, Lindaura Posse, destacou todo o processo de questionamentos e aprendizados vividos em todo período, desde o início da obrigatoriedade até o contexto atual. Para Lindaura, o maior desafio foi adequar o modelo existente as novas exigências do sistema do governo. Para isso, foi necessário grande engajamento e conhecimento técnico da equipe da Folha, TI e o time de atendimento e desenvolvimento da Praxio. “A parceria da Praxio foi fundamental nesse período. Também o treinamento presencial e os vídeos gratuitos do EAD tiveram grande papel em todo processo”, destaca Lindaura.

Sandro Moreira, especialista em DP e responsável pelo eSocial no Grupo JCA (1001, Catarinense, Cometa, entre outras empresas), num áudio enviado a equipe de gestores da empresa, também destacou o empenho da Praxio em todo o processo de envio das informações. De acordo com Sandro, desde o início de todo o processo o aprendizado foi grande para a equipe de ambas empresas, mas há que se destacar a parceria da Praxio. “A Praxio é nossa parceira nas horas difíceis e também nas horas de celebração. O eSocial, hoje, questão para celebrar!”, finaliza.

Walter Franco, gestor de TI na Auto Omnibus Circullare (Poços de Caldas) também comemora os bons resultados de entrega do eSocial com a Praxio. De acordo com Walter, “as dúvidas em relação ao que realmente será feito com o programa no futuro é comum a qualquer um. Estamos acompanhando as notícias e informações emitidas pelos órgãos responsáveis, além da mídia como um todo, para podermos tomar ações voltadas a manter o bom trabalho que temos executado”.

Ainda, segundo o gestor da Circullare, “hoje o eSocial está totalmente presente do dia a dia do nosso trabalho, com todas as ações obrigatórias sendo plenamente atendidas pelo ERP da Praxio. Somente após a efetiva definição de como ficará a entrega destas informações (previstas para 2020) que poderemos reajustar nossas ações nos setores envolvidos. Da mesma forma que fizemos na estruturação para a fase atual, contamos com a Praxio para que mantenha o sistema sempre ajustado ao que é necessário ao bom funcionamento dos processos relacionados ao eSocial”.

Na Praxio, as dúvidas sobre o que vai acontecer em 2020 em relação ao eSocial seguem como em qualquer empresa, mas a empresa está preparada para quaisquer outros ou novo desafios. “Nosso time está totalmente preparado para quaisquer atendimentos, ajustes, suporte ou treinamento relativos ao contexto atual, ou a quaisquer outras mudanças que se façam necessárias em relação as obrigatoriedades do eSocial”, finaliza o CEO da empresa.

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