Prefeitura de Taubaté (SP) prevê retorno da Maria Fumaça ainda neste ano

Publicado em: 21 de julho de 2019

Treinamento dos maquinistas e empréstimo da locomotiva foram definido por meio de um convênio assinado entre a prefeitura e a EFCJ. Foto: Divulgação.

Operações estão previstas para serem realizadas no Parque do Itaim

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Taubaté, no interior de São Paulo, informou em nota que prevê o retorno da Maria Fumaça ainda neste ano. De acordo com a administração municipal, as operações estão previstas para serem realizadas no Parque do Itaim, com início previsto para ocorrer até dezembro.

Para viabilizar a retomada da Maria Fumaça, três servidores devem passar os próximos meses por um treinamento na condução da locomotiva junto aos profissionais da EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão).

“Antes de entrar em operação, a locomotiva a vapor alemã da marca Linke Hofmann, com ano de fabricação de 1927, passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão e por testes na via férrea”, informou a Prefeitura.

O treinamento dos maquinistas e o empréstimo da locomotiva foram definidos em maio deste ano por meio de um convênio assinado entre a prefeitura e a EFCJ. Ao término do empréstimo, caberá à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo o traslado do equipamento ao Parque do Itaim, para o início das operações.

A Maria Fumaça chegou ao Parque do Itaim em 2004, na ocasião de inauguração das instalações. O passeio pelo parque dura entre 15 e 20 minutos. São transportados 140 passageiros distribuídos em dois vagões.

A Prefeitura informou que promoveu a recuperação dos trilhos após o alagamento de parte do circuito. A recuperação contou com o desassoreamento do rio Itaim.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta