Interrompida desde domingo, Linha Centro do Metrô de Recife volta a funcionar

Publicado em: 18 de julho de 2019

A área atingida foi de aproximadamente um quilômetro entre as estações Ipiranga e Mangueira. Foto: Divulgação.

Equipe da CBTU recuperou cerca de um quilômetro de cabos da rede aérea

JESSICA MARQUES

Interrompida desde domingo, a Linha Centro do Metrô de Recife voltou a funcionar nesta quinta-feira, 18 de julho de 2019. A equipe da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) informou que recuperou cerca de um quilômetro de cabos da rede aérea para retomar as operações.

“Os trabalhos de recuperação de cerca de 1 quilômetro da rede aérea da Linha Centro do Metrô do Recife foram finalizados às 06h10 desta quinta, 18. Assim, voltaremos a operar daqui a algumas horas porque, neste momento, estamos realizando os testes finais para liberação do sistema”, informou a CBTU, em nota, no início desta manhã.

Nesta quarta-feira, 17, foi feita a finalização da instalação dos cabos que conduzem a energia na rede área. A área atingida foi de aproximadamente um quilômetro entre as estações Ipiranga e Mangueira.

Ainda na manhã desta quinta, a CBTU retomou as operações e publicou um vídeo nas redes sociais mostrando os trens em circulação.

Confira:

 

FALHA

A Linha Centro do metrô de Recife, em Pernambuco, ficou com as operações interrompidas desde a manhã deste domingo, 14 de julho de 2019.

No domingo, não houve operação em nenhuma hora do dia. Segundo nota da CBTU, a interrupção foi ocasionada pelo rompimento de um cabo no interior do conector, que levou ao rebaixamento da rede aérea, atingida por um trem durante viagem inspeção para a liberação da via. O incidente danificou um quilômetro dos cabos do sistema que alimenta os trens, entre as Estações Ipiranga e Mangueira.

Confira nota, na íntegra, enviada no domingo:

“Os primeiros resultados de uma perícia técnica que está sendo realizada, neste momento, pela Equipe de Manutenção da CBTU Recife para identificar e solucionar os danos que causaram a interrupção da operação na Linha Centro do Metrô apontam que o problema surgiu a partir do rompimento de um cabo no interior do conector que ocasionou o rebaixamento da rede aérea.

Isso aconteceu durante a viagem de inspeção para a liberação da via para a operação deste domingo, 14, quando o trem acabou atingindo a rede área, o que provocou danos em 1 km dos cabos do sistema que alimenta os trens, gerando a interrupção da circulação.

Equipes de manutenção da CBTU Recife e o superintendente Leonardo Villar Beltrão estão no local desde o início da manhã analisando as causas e atuando no restabelecimento do sistema atingido, entre as Estações Ipiranga e Mangueira e já informaram que a Linha Centro não estará em operação até o fim do dia de hoje, 14.

A expectativa é que a partir de amanhã, 15, a Linha Centro opere apenas em uma única via no trecho afetado, o que acarretará aumento no intervalo entre os trens. A previsão é que a Linha Centro do Metrô do Recife só voltará a operar normalmente na quinta-feira, 18. Este prazo se tornou extenso porque vários veículos especiais de manutenção estão paralisados por falta de recursos para recuperação.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta