Comec assina acordo com a CBTU para uso de trilhos para o transporte de passageiros: VLT é uma das alternativas

Publicado em: 16 de julho de 2019

Estudo implantado pela CBTU para VLT de Macaé (RJ) servirá de base para RMC. (Foto: Divulgação)

Objetivo é iniciar um Estudo de Viabilidade para o compartilhamento das linhas férreas que cruzam o município de Curitiba e demais cidades da Região Metropolitana

ALEXANDRE PELEGI

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC, do Estado do Paraná, e a CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos assinaram no dia 02 de julho de 2019 um Acordo de Cooperação Técnica com vistas a estabelecer uma cooperação entre para “o aprimoramento e o desenvolvimento de ações, troca de experiências, realização de estudos, planejamento e implementação de projetos relacionados com a movimentação e o transporte de passageiros”.

O Extrato do Contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 16 de julho de 2019.

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Os dois organismos já haviam se reunido em 12 de junho para definir o escopo de um Estudo de Viabilidade para o compartilhamento das linhas férreas que cruzam o município de Curitiba e demais cidades da Região Metropolitana (RMC), para o transporte de passageiros.

O registro do encontro está no site da COMEC.

Segundo o relato, o estudo será realizado pela CBTU, em parceria com a COMEC, por meio do Termo de Cooperação Técnica já assinado.

Segundo o Diretor Técnico da CBTU, Sérgio Sampaio, “dentro de aproximadamente 6 a 9 meses conseguiremos dizer se a alternativa é viável ou não, e quais os investimentos necessários”.

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Presidente da COMEC esteve reunido em junho de 2019 com representantes da CBTU. (Foto: COMEC/Governo Paraná)

VLT PODE SER UMA DAS SOLUÇÕES

Segundo Gilson dos Santos, este é um dos trechos mais problemáticos para o transporte coletivo da Região Metropolitana, “além da distância grande, mais de 40 km, o trajeto é realizado grande parte em pista simples, ou seja, os ônibus disputam espaço diretamente com os demais veículos, tornando a viagem demorada e, consequentemente, cara. Ao mesmo tempo, um VLT que pudesse utilizar os trilhos de trem no transporte de passageiros, aumentaria a capacidade do sistema, diminuiria o tempo de trajeto, traria mais um alívio ao trafego da região e poderia sair ainda mais barato que o sistema de ônibus utilizado hoje. Obviamente, tudo ainda depende dos estudos técnicos que serão realizados, mas as perspectivas são bastante animadoras”, destacou o presidente.

Todos os dias, mais de 30 mil usuários são transportados entre as 4 cidades, pela atual Rede Integrada de Transporte – RIT.

Outro ramal que também deverá ser estudado, segundo a COMEC, é o ramal Leste, saindo de Piraquara e passando por Pinhais e Curitiba.

Segundo Santos, “apesar de menor em cumprimento, pois são aproximadamente 21 km de extensão, mais de 45 mil pessoas são transportadas todos os dias entre estas cidades. Em sua maioria, pessoas mais carentes e que dependem do transporte coletivo para trabalhar, estudar e buscar serviços na capital. Seria uma melhoria significativa na vida destas pessoas”.

ESTUDO SEGUIRÁ MODELO ADOTADO EM MACAÉ (RJ)

O Acordo de Cooperação Técnica assinado com a COMEC tem os mesmos moldes do trabalho feito pela equipe da Diretoria Técnica da CBTU em Macaé e a parceria com a Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro. 

Técnicos da CBTU apresentaram durante a reunião em junho o projeto realizado, e já implementado pelo órgão, na cidade do estado do Rio de Janeiro. Para o Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da CBTU, Pedro Cunto, “as realidades apresentadas na época eram muito semelhantes às de Curitiba – grande número de passageiros, sistema de ônibus saturado, engarrafamentos e ramais de trem subutilizados. E, apesar das dificuldades, o sistema de Macaé hoje é uma realidade. Não acredito que Curitiba será diferente disso”.

A CBTU prestou consultoria técnica para a Prefeitura de Macaé com o objetivo de viabilizar o transporte metroferroviário na cidade. O projeto elaborado faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre as partes.

O estudo propõe a revitalização de um trecho inutilizado de 11,8 km, fazendo um movimento pendular nos horários de pico matutino e vespertino. Os dois VLTs, que já existem no município, podem transportar até 350 passageiros cada e realizarão, inicialmente, 20 viagens por dia, complementando o serviço de mobilidade urbana existente na cidade.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Ismael Junior disse:

    CBTU em Curitiba?! Boa sorte…

  2. Luis Henrique Cristian De Castro disse:

    É uma notícia muito boa e como Brasileiro fico muito feliz com a iniciativa. Que tudo dê certo para que esta ideia sai do papel e muito em breve se torne realidade neste estado tão querido. Acredito que todos ganham a começar pelas consecionaria ferroviária que poderia explorar o serviço assim como a vale o faz no de passageiros e a população seria a maior beneficiada . Parabéns.

  3. Flavio disse:

    Gostaria de informar a quem possa interessar que o Projeto de Macae RJ nunca funcionou e nem tem perspectiva de avançar….

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