Renovação do Bilhete Único Estudantil de São Paulo pode ser feita pela internet

Publicado em: 12 de julho de 2019

Ônibus municipais de São Paulo. Bilhete Único também dá direito à meia tarifa ou à gratuidade no Metrô, monotrilho e CPTM. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte) – Clique para Ampliar

Não há necessidade de ir aos postos da SPTrans, mas antes a instituição de ensino deve ter encaminhado a matrícula para a gerenciadora de transportes

ADAMO BAZANI

A SPTrans – São Paulo Transporte informou que estudantes que precisam fazer a renovação do Bilhete Único podem fazer o procedimento pela internet, sem a necessidade de ir aos postos físicos espalhados pela cidade.

Mas, para isso, é necessário que antes a instituição de ensino tenha encaminhado os dados da matrícula para a gerenciadora municipal de transportes.

O estudante pode consultar sua situação por meio do site http://www.sptrans.com.br/estudante

Segundo a SPTrans, após a confirmação dos dados da matrícula, um boleto é gerado diretamente no site. O pagamento pode ser feito na rede bancária ou em lotéricas, sem inclusive ter a necessidade de imprimir o boleto. Basta ter o número do código de barras para fazer o pagamento.

O estudante pode também optar por receber o código de barras por mensagem SMS no celular.

A taxa de revalidação é de R$ 30,10, o equivalente a sete tarifas atuais de R$ 4,30.

Essa taxa pode ser paga por meio dos aplicativos Ponto Certo, Qiwi, Cittamobi e Banco do Brasil (para correntistas).

Outra alternativa é pagar a taxa de revalidação pela página “Bipay” do Facebook, diretamente pelo Messenger, sem a necessidade de baixar o app.

Os estudantes que já pagaram o valor da renovação do Bilhete Único em 2019 não precisam pagar novamente. Basta apenas a instituição de ensino confirmar a rematrícula do segundo semestre, de acordo com nota da SPTrans.

O Bilhete Único Estudantil dá direito à gratuidade total ou ao pagamento de meia tarifa, dependendo da condição do estudante, podendo ser usados nos ônibus municipais de São Paulo gerenciados pela SPTrans, Metrô, monotrilho da linha 15-Prata e na CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Os alunos podem consultar se têm direito à gratuidade ou ao desconto de meia-tarifa pelo site http://www.sptrans.com.br/estudante

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes       

Deixe uma resposta