Prefeitura de Contagem contrata empresas para o transporte coletivo

Consórcios venceram os dois lotes colocados em concorrência e farão parte agora da implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte, concluiu o processo de licitação do Transporte Coletivo.

O prefeito Alex de Freitas assinou o contrato na última quarta-feira, dia 10 de julho, efetivando a contratação das novas empresas.

O Edital de concorrência pública nº 001/2019 foi lançado no dia 20 de março de 2019. A entrega dos documentos de habilitação e as propostas comercias foram recebidas até o dia 20 de maio, na sede da TRANSCON – Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte.

contagem_licita.png

No dia 29 de maio, a Comissão Especial de Licitação declarou habilitados o Consórcio CONECTAR, para o Lote A, e o Consórcio CONPASS, para o Lote B. A abertura dos envelopes com a proposta comercial ficou agendado para 04 de junho de 2019, às 9h

contagem_habilita

Finalmente, no dia 17 de junho, a Comissão Especial de Licitação, publicou em ata que os dois Consórcios participantes do certame, Consórcio CONECTAR e Consórcio COMPASS, apresentaram toda a documentação exigida, “que foram analisadas e aprovadas pelo presidente e membros da comissão por estarem de acordo com as exigências editalícias”.

contagem_concorrencia_fnaliza.png

EDITAL

sim-lotes-740x416

A concorrência do transporte coletivo faz parte da implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), um serviço tronco-alimentado que busca racionalizar o uso do sistema viário municipal, atualmente em processo de instalação em ContaWigem.

A Concorrência foi realizada em dois lotes e pelo critério de menor tarifa, com o teto máximo de R$ 4,50 e pelo prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado.

Segundo dados da Transcon, Contagem tem média diária de 103 mil passageiros pagantes no atual sistema de transporte coletivo, atendidos por frota de 272 ônibus distribuídos em 45 linhas. Dentre os problemas estão falhas de informação, locais de parada sem abrigos, lotação em horários de picos e insegurança.

contagem_confort.png

Com a reestruturação do sistema, pautada em infraestrutura urbana e viária, os usuários poderão usufruir de benefícios, como:

* Otimização da operação e eficiência do sistema;

* Mais segurança com câmeras, GPS e botão de emergência;

* Acessibilidade com embarque em nível nos terminais e estações de transferência;

* Conforto com Wi-Fi, ar-condicionado nas linhas troncais e interterminais, mensagem de áudio e aplicativo;

* Agilidade com maior desempenho dos veículos e pagamento adiantando nas estações;

* Comunicação eficiente com a instalação de painéis de informação e letreiros eletrônicos.

O aplicativo para smartphones e web, que já está em fase de desenvolvimento, permitirá o acesso às previsões de horário de chegada dos veículos aos pontos de embarque e desembarque por toda a cidade, aumentando a confiabilidade no sistema de transporte coletivo por ônibus“, informa a prefeitura.

Além disso, ocorrerá o aumento no número de linhas. Serão 63 linhas, 40% a mais que no sistema atual, que aumentarão o número de viagens em dias úteis para 2369, crescimento de 44% frente ao modelo vigente. O tempo de viagem também será reduzido, passando dos 126 minutos para cerca de 50 minutos. Será cobrada tarifa única em todo o sistema.

sim-linhas-740x416.jpg

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

 

 

4 comentários em Prefeitura de Contagem contrata empresas para o transporte coletivo

  1. gostaria de saber se essa licitação esta incluída com o move metropolitano, pois deveria
    colocar uma linha do move metropolitano, do Eldorado a Estação Vilarinho, passando pelo
    ceasa, shopcontagem,mineirão UFMG, estação Vilarinho, obs: tenha uma linha do DER,
    do bairro borba gatoem Sabara que segue o anel rodoviário a Cidade Industrial, essa linha
    poderia fazer o contorno ate o Carrefour Contagem, ajudaria muitos passageiros que
    trabalham próximo ao Jardim Riacho.

  2. Já tem aplicativo.
    É o SigaBus.

  3. Demoro demais pra ter essa concorrência em Contagem só uma empresa no transporte coletivo não dá mais

  4. Finalmente Contagem irá modernizar o seu transporte coletivo. Por mais que isso seja uma estratégia para o prefeito da cidade, que não é lá essas coisas, conseguir a reeleição. Não moro na cidade, mas trabalho aí há 16 anos e sei o quanto transporte municipal nessa cidade é precário e bem largado. Sempre foi assim. Vai meus votos para que essa evolução aconteça com sucesso.

Deixe uma resposta