CityBus 2.0 expande serviço para mais 13 bairros de Goiânia

Meio de transporte coletivo por aplicativo estenderá atendimento a partir do dia 20 de julho, cinco meses após início da operação na capital de Goiás

ALEXANDRE PELEGI

Cinco meses após iniciar a operação em Goiânia, o CitiBus 2.0, serviço de transporte coletivo por aplicativo de celular, vai expandir o atendimento a 13 bairros de Goiânia, capital de Goiás.

A partir do dia 20 de julho, a nova área de atuação do aplicativo vai compreender 40,8 km² e alcançar aproximadamente 340 mil pessoas.

Em nota, o CityBus 2.0 afirma que essa região pode concentrar muito mais pessoas circulando durante o dia, “provenientes de outros locais da região metropolitana”.

O serviço é realizado pela HP Transportes, realizado em parceria com a Via, empresa de tecnologia parceira do CityBus 2.0.

A diretora executiva da HP Transportes, Indiara Ferreira, garante que a população pediu pelo CityBus 2.0 em novos bairros “e nós a atendemos antes mesmo do final previsto para a fase de testes, respondendo, assim, às demandas”.

Passarão a ser atendidos com a expansão do serviço o setor Parque Amazônia e parte dos bairros Jardim Atlântico e Pedro Ludovico, entre outros. O serviço também passa a contemplar na totalidade o Jardim América, setor Serrinha, Nova Suíça e Jardim Goiás, antes atendidos parcialmente, e também atravessa a BR-153, até a Unip e a Fasam, sendo ao todo mais 13 novos bairros inclusos na rota.

Uma pesquisa interna de opinião revelou que 55% dos entrevistados ainda não tinham utilizado o serviço porque o CityBus 2.0 não atendia as suas regiões. Além disso, várias interações de clientes que já utilizam o serviço destacaram a demanda pelo deslocamento para mais bairros.

A definição pelos 13 bairros se deu, segundo o Diretor de Transportes da HP Transportes, Hugo Santana, pela região que mais gerou solicitações de pessoas e que apresenta alta densidade demográfica. “Para concretizarmos a primeira expansão realizamos estudos e um detalhado planejamento para essa implementação. A área apresenta concentração populacional, com muitos edifícios, condomínios, faculdades”, justifica.

Apesar do início da operação com expansão estar marcada para iniciar no dia 20 de julho, desde esta quarta-feira, 10 de julho de 2019, os bairros da nova área de atuação já podem ser visualizados por alguns clientes no aplicativo. “Porém, a solicitação de viagem para esses locais somente estará disponível a partir do dia 20”, ressalta comunicado da HP Transportes.

PESQUISA

Desde o seu lançamento, em 11 de fevereiro, o serviço já registrou 38 mil clientes cadastrados nas plataformas iOS e Android, um crescimento total de 177%. Pesquisa interna realizada com os clientes do serviço indicou que 73% migrou de modos individuais de transporte.

Outro ponto positivo é o índice de viagens agregadas, as viagens com mais de um passageiro. Essas corridas tiveram aumento de 56%, o que reforça a proposta inicial do serviço, que é a de incentivar as pessoas que fazem o uso do transporte individual a aderirem ao modo coletivo; contribuindo, assim, para a redução do número de carros em circulação na região onde o CityBus 2.0 opera.

Todas as Vans que atendem o CitiBus 2.0 estão equipadas com tomadas e carregadores de celular, além de três câmeras para garantir mais segurança aos clientes e motoristas.

O tempo médio de atendimento da solicitação da viagem até o embarque está em 9,5 minutos.

Com a melhoria de rotas e aperfeiçoamento constante de possíveis falhas, a avaliação do serviço continua com nota de 4,9, numa escala de 1 a 5 estrelas. Dentre os itens mais bem avaliados estão a conduta dos motoristas, que permanece em primeiro lugar, seguido de conforto e limpeza das Vans, rotas e paradas do trajeto.

MAPA EXPANSÃO CITYBUS 2.0.png

Bairros que passarão a ser atendidos com a Expansão:

Completo

Setor Central

Setor Universitário

Setor Sul

Setor Marista

Setor Bela Vista

Vila São João

Vila Maria José

Jardim Goiás

Setor Nova Vila

Setor Oeste

Setor Bueno

Alto da Glória

Jardim América

Parque Amazônia

Serrinha

Nova Suíça

Setor Areião

Conjunto Vila Isabel

Jardim da Luz

Vila Redenção

Parcial

Setor Pedro Ludovico

Vila Rosa

Jardim Atlântico

Vila Divino Pai Eterno

Setor dos Afonsos

Vila São Tomaz

Setor Coimbra

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

2 comentários em CityBus 2.0 expande serviço para mais 13 bairros de Goiânia

  1. Não acredito que um bairro do tamanho do jardim novo mundo não vai receber os serviços do city bus isso é um retrocesso a população exige o city bus no bairro.

  2. Nossa moro no bairro vera Cruz. E a nossa região também deveria receber um desses. Enquanto não tem
    usamos o uber . Porque entrar no terminar vera cruz não tem jeito ( superlotação nos transportes coletivos. Sem falar na violência).

Deixe uma resposta