EMTU e SPTrans divulgam operação dos ônibus durante feriado da Revolução Constitucionalista

Publicado em: 7 de julho de 2019

Na terça-feira, ônibus intermunicipais vão operar com programação de domingo

JESSICA MARQUES

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou, por meio de nota, que a operação dos ônibus intermunicipais será diferenciada durante o feriado da Revolução Constitucionalista, nesta terça-feira, 09 de julho de 2019, em São Paulo.

No dia do feriado, as linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo irão operar com a programação horária de domingo.

Na segunda-feira, véspera do feriado, por sua vez, as partidas serão equivalentes às programadas nos dias de sábado.

Confira a abrangência da EMTU e as regiões em que os horários das linhas de ônibus serão alterados:

Área 1
É composta pelos municípios de Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Cotia que ocupam território 1.500 km², sendo 1.217 km² dentro de área de proteção de mananciais.

Área 2
É composta pelos municípios de Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha, ocupando uma superfície de 968 km². Desse total, 140 km² estão em área de proteção de mananciais.

Área 3
É composta pelos municípios Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel que ocupam território de 1.098 km², sendo 690 km² em região de proteção de mananciais.

Área 4
É composta pelos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano que ocupam território 2.135 km², sendo 152,14 km² de área urbanizada e 1.280 km² em área de proteção de manancial.

Área 5
Composta pelos municípios de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, distribuídos em área de 841 km², sendo 472 km² dentro da área de proteção de mananciais e 290.14 km² em área urbanizada.

CAPITAL PAULISTA

A SPTrans também divulgou a operação dos ônibus municipais da capital paulista. A frota de ônibus no feriado será 41% da frota operacional em relação aos dias úteis. E na segunda-feira, considerado dia ponte, está previsto 97% da frota em operação.

Bilhete Único aos domingos e feriados

Aos domingos e feriados, quem tem o Bilhete Único cadastrado pode utilizar até quatro ônibus diferentes para sua viagem, em um período de oito horas, pagando somente uma tarifa. Desde que o cartão tenha sido pré-carregado da última vez com valor igual ou superior a quatro tarifas de créditos comuns.

Nas primeiras duas horas, o passageiro poderá utilizar o Bilhete Único Comum na integração com Metrô ou CPTM. Nas seis horas seguintes, deverá utilizar somente ônibus, desde que o total de viagens ônibus + metrô/trem não ultrapasse quatro viagens  .

“O Bilhete Único Especial para pessoas com deficiência é feito, inicialmente, pela internet. Após o cadastro é gerado um Relatório Médico que deve ser impresso e preenchido por um médico. Assim, o solicitante deve providenciar a documentação antes de comparecer a um posto de atendimento. Mais informações sobre o Bilhete Único Especial Pessoa com Deficiência estão disponíveis no link http://bilheteunico.sptrans.com.br/especial.aspx.”

A relação completa dos serviços oferecidos em cada posto de atendimento pode ser acessada pelo link http://bilheteunico.sptrans.com.br/comumRecargaPostos.aspx.

Confira o funcionamento dos postos de venda, segundo a SPTrans:

-Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes – FUNCIONARÃO NORMALMENTE

-Postos e lojas de Venda e Atendimento – FECHADOS

-Posto de Atendimento da Rua XV de Novembro – FECHADOS

-Posto de Atendimento da Rua Boa Vista – FECHADOS  

-Postos de Atendimento a Idosos e Pessoas com Deficiência – FECHADOS – INCLUSIVE CENTRAL DA RUA BOA VISTA E TERMINAIS STO. AMARO E PIRITUBA

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Enilde Ribeiro De Souza disse:

    Quem trabalha feriado como fica não tem ônibus falta de respeito com os clientes nos que trabalhamos em instituição pública ou ou não temos i direito de ter ônibus no horário certo ✔

Deixe uma resposta