Bilhete Lazer deixa viagens de trem e metrô em São Paulo mais baratas

Publicado em: 6 de julho de 2019

Bilhete é aceito no Metrô de São Paulo e na CPTM. Foto: Divulgação.

Com o cartão, cada passagem sai por R$ 3,74

JESSICA MARQUES

Com a chegada do feriado prolongado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo divulgou informações sobre o Bilhete Lazer. Com o cartão, viagens de trem e metrô na Região Metropolitana ficam mais baratas, pois cada passagem sai por R$ 3,74.

O bilhete garante desconto no sistema metroferroviário das 18h de sábado até a meia-noite de domingo e em feriados nacionais e estaduais de São Paulo. Ao utilizar o cartão, o passageiro economiza R$ 5,59 a cada dez viagens.

O cartão pode ser adquirido por R$ 2 nas cabines de recarga de Bilhete Único distribuídas nas estações operadas pelo Metrô. É obrigatória uma carga inicial de dez viagens. Como essa tarifa custa R$ 3,74, são R$ 37,41 no total, além do valor do cartão.

“As recargas seguintes também devem ser realizadas nas cabines do Bilhete Único, sempre em lotes de dez viagens. Ou seja, o cidadão pode adquirir 10, 20, 30 ou 40 passagens, por exemplo. Os créditos não têm data de validade e só podem ser usados nas linhas de trem e metrô.”

São sete linhas na CPTM (linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade) e seis de metrô (linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata).

Para utilizar o cartão mais de uma vez é necessário estar atento ao intervalo de 30 minutos em caso de embarque em estações diferentes da mesma linha, 60 minutos se o embarque for nas mesmas linha e estação ou em estações integradas com a CPTM, ViaQuatro ou ViaMobilidade, segundo informações da STM.

Para facilitar a reposição de créditos existentes no cartão em caso de roubo, furto, perda ou extravio, a STM recomenda que após a compra o cidadão cadastre o bilhete nos sites http://www.metro.sp.gov.br/ e http://www.cptm.sp.gov.br/ ou pessoalmente nos postos de atendimento dos cartões Lazer e Fidelidade nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM.

Confira abaixo o funcionamento dos postos:

O posto da Sé funciona diariamente, das 6h às 22h. Em caso de dúvidas, o passageiro pode entrar em contato com a Central de Informações do Metrô pelo telefone 0800 770 7722, todos os dias, das 5h à meia-noite.

O posto da Luz funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Para obter informações complementares, os usuários podem ligar para a Central de Atendimento da CPTM no 0800 055 0121, disponível 24 horas diariamente.

Em caso de perda, furto, roubo ou extravio o cancelamento do bilhete, deve ser feito imediatamente pela Central de Atendimento da Prefeitura de São Paulo no número 156. O saldo existente no bilhete cancelado estará disponível para restituição após 72h. Para emitir a 2ª via, o cidadão deve comparecer aos postos da Sé ou da Luz com documento de identidade se o bilhete for cadastrado ou recibo de uma das recargas, com o número do cartão, se não tiver feito cadastro.

A prefeitura cobra uma taxa para emissão da 2ª via equivalente a sete tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo. O prazo para entrega é de 72 horas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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