Metrô terá sistema reconhecimento facial e monitoramento eletrônico

Publicado em: 28 de junho de 2019

Licitação foi anunciada nesta sexta-feira. Propostas devem ser entregues em 20 de agosto

ADAMO BAZANI

As linhas de operação estatal do Metrô de São Paulo, 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, terão um novo sistema de monitoração eletrônica por imagem, inclusive com reconhecimento facial.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou nesta sexta-feira, 28 de junho de 2019, no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação para a compra da tecnologia.

A partir de terça-feira, dia 02 de julho o edital estará disponível no site do Metrô. A data de entrega das propostas da licitação está marcada para o dia 20 de agosto de 2019.

Em nota, o Metrô explica como será o novo sistema de monitoramento.

“A aquisição contempla o projeto, fornecimento, instalação e testes de equipamentos de imagem com alta capacidade para o monitoramento das instalações do Metrô, como o Centro de Controle Operacional, as vias, as estações e os pátios Jabaquara (Linha 1), Tamanduateí (Linha 2) e Itaquera e Belém (ambos na Linha 3).

O novo sistema será totalmente digital e tem como objetivo a melhoria e ampliação da segurança operacional do sistema com o aumento do parque de câmeras. O projeto inclui funções de inteligência, como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas. Além disso, será implantado um novo sistema com autonomia para 30 dias de armazenamento de imagens.

Atualmente, o monitoramento eletrônico do Metrô SP é feito por câmeras analógicas e outras digitais, nem todas integradas aos centros de controle operacional e de segurança.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

Deixe uma resposta