Primeiros ônibus do Transcol com ar-condicionado são entregues nesta quarta-feira, no Espírito Santo

Publicado em: 26 de junho de 2019

Os 20 veículos entregues nesta quarta-feira foram produzidos pela fábrica da Marcopolo de São Mateus (ES). Foto: Divulgação.

Embarque só pode ser feito com cartão eletrônico

JESSICA MARQUES

Os primeiros 20 ônibus com ar-condicionado passaram a integrar a frota do Sistema Transcol, na Grande Vitória, Espírito Santo, a partir desta quarta-feira, 26 de junho de 2019, para atender os passageiros do transporte coletivo.

Os 20 veículos entregues nesta quarta-feira foram produzidos pela fábrica da Marcopolo de São Mateus, bem como a maior parte da frota que será adquirida este ano. Os chassis não foram divulgados.

Segundo informações do Governo do Estado, quase metade do financiamento para a aquisição destes veículos foi feita pelas operadoras do sistema com o Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo).

Os veículos, que foram produzidos no Espírito Santo, foram entregues para operação no Sistema Transcol em solenidade realizada na Praça do Papa, em Vitória, pelo governador Renato Casagrande.

A renovação de frota com ônibus climatizados foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em janeiro deste ano. Na ocasião, foi assinado o reequilíbrio financeiro do contrato e feito o reajuste para que as empresas que operam o sistema possam retomar os investimentos previstos no documento, como a renovação de frota, que inclui a aquisição dos veículos com ar-condicionado.

“Até o final deste ano serão entregues 100 veículos com ar-condicionado, 0 km e um total de 600 até o final de 2022. Todos vão operar nas linhas troncais do sistema (fazendo a ligação Terminal x Terminal). Os últimos veículos novos foram entregues ao sistema em 2014, ainda durante o primeiro mandato do governador Renato Casagrande”, informou o Governo do Estado, por meio de nota.

A aquisição dos veículos está sendo feita pelos Consórcios Sudoeste e Atlântico Sul, que operam o Sistema Transcol (Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória).

b93675c9-5494-44ed-a238-065361d2d118

Ainda de acordo com o Governo do Estado, a renovação de frota está prevista no contrato das empresas com o Governo do Estado operantes e deixou de acontecer nos últimos anos, sendo retomada na atual gestão.

“A medida faz parte de uma série de melhorias que estão sendo implementadas pelo Governo do Estado, em conjunto com as empresas operadoras, para modernizar e melhorar a qualidade do transporte coletivo da Grande Vitória.”

Embarque com Cartão

Para embarcar nos novos veículos com ar-condicionado, o usuário precisa ter um cartão da bilhetagem eletrônica. De acordo com informações da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas, a retirada da cobrança em dinheiro na hora vai trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que elimina o dinheiro do coletivo.

O sistema Transcol também está passando por uma atualização no sistema de bilhetagem eletrônica.

A migração da tecnologia utilizada pela bilhetagem eletrônica, segundo o Governo do Estado, vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano e a integração com os sistemas municipais, aquaviário e outras possibilidades.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/12/prazo-para-atualizar-cartoes-do-transcol-nos-onibus-e-estendido-ate-sexta-feira/

Dados sobre o Sistema Transcol

Frota: 1.400 veículos
Viagens/dia: 12 mil
Passageiros transportados/dia: 570 mil
Número de linhas: Cerca de 300

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta