Prefeitura de Santo André inaugura Centro de Operações Integradas com videomonitoramento em tempo real

No segundo semestre serão incluídos os monitoramentos de todas as escolas municipais e também unidades de saúde. Foto: Divulgação / Helber Aggio.

Local para compartilhamento de imagens de mais de 300 câmeras integra diversos setores, como trânsito, mobilidade urbana e segurança pública

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, inaugurou nesta terça-feira, 18 de junho de 2019, o COI (Centro de Operações Integradas), com videomonitoramento em tempo real.

O local para compartilhamento de imagens de mais de 300 câmeras integra diversos setores, como trânsito, mobilidade urbana e segurança pública. O investimento para preparação do espaço e instalação das câmeras é de mais de R$ 4 milhões, segundo informações da Prefeitura.

O COI reúne, no terceiro andar do prédio do Executivo, uma central com imagens geradas pela Guarda Civil Municipal, Departamento de Engenharia de Tráfego, Defesa Civil, Polícia Militar, SATrans e Samu.

Segundo a Prefeitura, a integração favorece um atendimento mais rápido de ocorrências e proporciona um caráter preventivo na segurança, com o uso das imagens para auxiliar em investigações.

No local, é possível identificar a localização dos ônibus por veículo e linha, além de saber a velocidade de cada carro e se há alguma ocorrência que interfere na operação do transporte coletivo.

No caso de algum acidente ou ocorrência policial, as áreas já estão integradas no mesmo local, compartilhando da mesma tecnologia para poder resolver o problema de forma mais eficiente.

Segundo a Prefeitura, o COI de Santo André contará com câmeras que possuem a tecnologia de reconhecimento facial. Agora, será possível não apenas realizar o monitoramento de ruas, avenidas e centros comerciais, mas também de toda a frota de ônibus municipais por meio do GPS, além de toda a frota do Samu.

No segundo semestre serão incluídos os monitoramentos de todas as escolas municipais e também unidades de saúde, conforme informou a Prefeitura, em nota.

O vice-governador Rodrigo Garcia esteve presente na inauguração e, na ocasião, falou sobre o futuro da Linha 18.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/18/vice-de-doria-diz-que-e-impossivel-seguir-atual-contrato-com-o-consorcio-vem-abc-para-linha-18/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. vamos ver se num assalto as policias estarão conectadas, e eficientes..

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading