Transporte público de Várzea Grande (MT) recebe 20 ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi

Publicado em: 17 de junho de 2019

Ônibus foram entregues nesta segunda-feira. Foto: Divulgação / Prefeitura de Várzea Grande.

Novos veículos também vêm com elevador e rampa para acesso de pessoas com deficiência

JESSICA MARQUES

O transporte público de Várzea Grande, no Mato Grosso, recebeu 20 ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi nesta segunda-feira, 17 de junho de 2019. Os novos veículos também vêm com elevador e rampa para acesso de pessoas com deficiência, segundo informações da Prefeitura.

A entrega dos novos ônibus foi feita por meio de uma ação conjunta do município de Várzea Grande, da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos – MTU e da União Transportes, empresa concessionária dos serviços de transporte coletivo.

Os novos ônibus vão atender as 26 linhas do sistema de transporte coletivo municipal, que recebem cerca de 90 mil passageiros por dia, segundo informações da Prefeitura.

Atualmente, a frota total da União Transporte é de 69 ônibus, todos com elevador para cadeirantes, segundo a Prefeitura. Ao todo, são feias 1.250 viagens por dia.

Cada veículo possui capacidade para 80 passageiros, sendo 45 sentados e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que incluem elevador, rampa para cadeirante, deficiente, acento para obesos, gestantes e idosos. São todos equipados com ar condicionado, Wi-Fi, câmeras de segurança com reconhecimento facial, monitoramento remoto através de GPS e bilhetagem eletrônica”, informou a Prefeitura, em nota.

Em solenidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada pelo senador Jayme Campos, por secretários municipais, pela diretoria da MTU e da União Transportes realizou a entrega dos 20 novos veículos.

“Nossa exigência foi pela entrega de veículos novos com ar-condicionado e outros benefícios, além da reforma e recuperação de outros que se encontram em uso”, disse Lucimar Campos.

Segundo a chefe do Executivo, por se tratarem de ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi, elevador e rampa eletrônicos para acesso de portadores de deficiência, circuito interno com reconhecimento fácil para segurança dos passageiros, bilhetagem eletrônica e rastreador dos veículos, o investimento foi de R$ 9 milhões.

APLICATIVO

A Prefeitura também apresentou nesta segunda-feira um aplicativo de celular e tablets para que os usuários possam acompanhar os horários e itinerários que a empresa executa dentro do planejamento colocado em prática pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O aplicativo pode ser consultado também no site da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, no ícone itinerários.

NOVAS CORES

Ainda de acordo com a Prefeitura, os ônibus municipais recebem nova roupagem a partir de agora e passam a circular também nas cores azul e laranja, seguindo um único padrão.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta