BYD participa da Conferência Global de Transporte Público da UITP, em Estocolmo

Fabricante chinesa apresentou seu produto mais popular, o ônibus 100% elétrico de 12 metros fabricado em sua unidade de produção na Hungria

ALEXANDRE PELEGI

A BYD, que alcançou em maio deste ano a marca de 50.000 ônibus elétricos entregues, apresentou nesta semana na Conferência Global de Transporte Público da UITP, em Estocolmo, Suécia, seu modelo de 12 metros, o mais popular de seus produtos.

O evento aconteceu entre os dias 9 e 12 de junho de 2019.

O modelo de 12 metros é fabricado na Hungria, na unidade de produção da empresa com sede na cidade de Komarom. A BYD possui ainda uma fábrica de última geração em Beauvais, França, onde monta uma gama completa de ônibus para o mercado francês.

O modelo de 12 metros está se estabelecendo como o ônibus elétrico preferido por um número crescente de provedores de transporte público em toda a Europa, informa comunicado da BYD.

O ônibus, 100% isento de emissões e totalmente elétrico, possui um corpo de alumínio completamente novo e uma opção de duas e três portas, ambas oferecendo uma capacidade máxima total de 80 passageiros

Recentemente a fabricante chinesa realizou uma entrega de 15 ônibus para a operadora de transporte público TUBASA em Badajoz, Espanha. Com mais de 700 ônibus encomendados ou em serviço em toda a Europa, a empresa agora comanda mais de 20% do mercado europeu de ônibus elétricos.

Segundo a BYD, as encomendas e entregas de frota recentes para cidades da Europa incluem:

Badajoz, Espanha: 15 ônibus elétricos de 12 metros para TUBASA

Madri, Espanha: 15 ônibus elétricos de 12 metros para EMT Madrid

Badalona, Espanha: 8 ônibus elétricos de 12 metros para TUSGSAL

Coimbra, Portugal: 8 ônibus elétricos de 12 metros para SMTUC

Messina, Itália: 16 ônibus elétricos de 8,7 metros para ATM

Suécia: 20 ônibus elétricos de 18 metros para Nobina (totalizando 138 unidades)

Reino Unido: 37 ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV ‘double-deckers’ para Metroline (Transport for London)

ESPECIFICAÇÕES – ÔNIBUS ELÉTRICO BYD DE 12 METROS

De acordo com o comunicado da fabricante chinesa, a nova construção do ônibus elétrico BYD de 12 metros, totalmente em alumínio, oferece um corpo mais leve, proporcionando ainda maior resistência estrutural, melhor desempenho de vedação e propriedades anticorrosivas.

A energia é fornecida por meio da tecnologia de transmissão totalmente elétrica da BYD, com baterias de ferro-fosfato de 348 kWh de alta capacidade, proporcionando uma impressionante autonomia de mais de 250 km (com base no modelo de 12 metros). O drivetrain também se beneficia do inovador whell-hub-motor da BYD – ou seja, sem caixa de câmbio, eixo de transmissão ou componentes diferenciais – e também o BTMS (Battery Thermal Management System) líder da BYD que oferece excelentes propriedades de troca de calor. O BTMS reduz com sucesso a degradação da bateria, enquanto aumenta sua vida útil e a faixa de operação do veículo.

Uma variedade de soluções de recarga está em vigor para atender a diferentes requisitos dos clientes, incluindo carregamento de CA, carregamento de DC e carregamento de oportunidade. A infraestrutura de carregamento da BYD é fácil de instalar, usar e manter.

O SMDS (Smart Monitoring and Diagnosing System) permite que os operadores da BYD monitorem as condições de seus ônibus e de seus postos de carregamento em tempo real. Os operadores podem diagnosticar remotamente quaisquer problemas e controlar os sistemas dos veículos, reduzindo significativamente os custos de manutenção. Dados de condução gerados pelo SMDS podem ser analisados e usados para pesquisas futuras.

Um novo sistema inteligente de gerenciamento de eletricidade de baixa tensão integra todos os circuitos elétricos do ônibus, enquanto uma função de autodiagnóstico recentemente atualizada diagnostica eficazmente os curtos-circuitos causados pelo excesso de calor ou tensão interna. O sistema pode ser adaptado para atender a diversos requisitos operacionais. Proteção adicional é oferecida tanto para o hardware quanto para o software, aprimorando ainda mais a segurança geral do ônibus.

A otimização do eixo de tração e o uso de materiais à prova de som reduziram significativamente o ruído interno, melhorando a experiência do passageiro e do motorista. A aceleração suave do veículo também aumentou o conforto do passageiro. Tomadas USB estão instaladas para conveniência do passageiro.

Uma maior escolha de cores para a carroceria e combinação de cores profissionais estão sendo feitas para melhor atender às exigências dos clientes.

UITP

Fundada em 1885 e com sede em Bruxelas, na Bélgica, a UITP é uma associação internacional dedicada à mobilidade urbana sustentável e reúne todas as partes interessadas no transporte público e diferentes modais, como metrô, ônibus, trens, VLT e barcos.

Entidade representativa do setor, constitui-se de uma rede internacional formada por 1.600 empresas associadas, com a participação de 3.400 membros em 99 países, cobrindo todos os transportes públicos. A divisão América Latina foi criada em 2003 e dois anos depois foi instalado o escritório em São Paulo, onde é representada pelo Metrô, EMTU e CPTM.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em BYD participa da Conferência Global de Transporte Público da UITP, em Estocolmo

  1. Como na velha piada – É um problema tão fácil que qualquer criança resolve
    ( Dar preferencia à aquelas que tiverem PHD em economia urbana )….

Deixe uma resposta