Prefeito de Curitiba propõe tarifa de ônibus diferenciada por horário

Publicado em: 14 de junho de 2019

Prefeito tem como objetivo incentivar o uso do transporte coletivo. Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba.

Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara Municipal nesta semana

JESSICA MARQUES

O prefeito de Curitiba, no Paraná, Rafael Greca, enviou um Projeto de Lei à Câmara Municipal propondo tarifa de ônibus diferenciada por horário. Na justificativa da proposta, o chefe do Executivo alega a necessidade de incentivar o uso do transporte coletivo e aumentar o número de passageiros em horários de ociosidade da frota.

Conforme publicado pelo portal local Bem Paraná, o projeto “autoriza o Poder Executivo a fixar tarifa do usuário diferenciada no Sistema de Transporte Coletivo”.

O texto também prevê que a lei seja regulamentada por decreto do prefeito, “que disciplinará os critérios para a obtenção dos diferentes tarifários aplicáveis ao usuário, que poderão considerar as características especiais da linha, o horário ou local de embarque e desembarque, o pagamento pelo serviço mediante o uso de cartão transporte, a quantidade de utilização do serviço de transporte coletivo pelo usuário dentro de uma determinada periodicidade temporal, dentre outros critérios”.

Segundo o prefeito, “o transporte público de passageiros por ônibus vem sofrendo com a atual situação econômica do país, a qual precisara de algum tempo para se recompor”.

Desta forma, de acordo com Greca, “é primordial que se estabeleça formas de como fazê-lo, e uma destas é possibilitar que a população possa optar pelo melhor horário de utilização, levando em conta o preço pago pelo serviço de transporte, ou seja, o valor da tarifa”.

Com isso, a tarifa diferenciada por horário, segundo o prefeito, pode possibilitar um reescalonamento nas atividades laborais, estudo ou lazer, bem como fará melhor uso da frota nos horários de entre-picos, momentos que a frota apresenta certa ociosidade.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta