Lei torna preferenciais todos os assentos de ônibus intermunicipais do Rio de Janeiro e prevê multa a passageiros
Publicado em: 14 de junho de 2019

Uso é destinado a idosos, pessoas com crianças de colo, com limitação temporária de locomoção ou com deficiência, gestantes e obesos
JESSICA MARQUES
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou uma lei que torna preferenciais todos os assentos de ônibus intermunicipais do Rio de Janeiro e prevê multa a passageiros que descumprirem a legislação e não se levantarem.
O uso preferencial é destinado a idosos, pessoas com crianças de colo, com limitação temporária de locomoção ou com deficiência, gestantes e obesos.
De acordo com a lei, publicada nesta quarta-feira, 12 de junho de 2019, as empresas são obrigadas a colocar um aviso com a frase “Todos os assentos são destinados preferencialmente aos idosos, pessoas com crianças de colo, gestantes, obesos, deficientes e pessoas com limitação temporária de locomoção.”
O passageiro que não levantar será multado em 15 UFIR/RJ, correspondente a R$ 51,30 atualmente. As empresas que não cumprirem as regras, por sua vez, pagaram multa equivalente a 100 UFIR/RJ, ou R$ 342.
A legislação, porém, não determina como a fiscalização será feita para a aplicação de multa.
Confira a lei, na íntegra:
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Governador: qual a definição de “obeso”,ou “pessoa com deficiência temporaria de locomoção”? Quem decide se um passageiro que reclame um assento seja realmente “obeso”? E sobre gestantes, como um passageiro sentado pode saber se uma mulher no primeiro trimestre está grávida ou não? Este lei é ridículo.
Concordo plenamente. Outra coisa é: quem decide quem vai ceder o lugar ou não? Porque há outros assentos, por que eu tenho que ceder o meu e não o rapaz que está sentado atrás de mim? Não faz o mínimo sentido esse lei
Lembrei-me de uma velha piada: – O sr. não vai ceder o lugar para uma mulher gravida?
Desculpe-me. Eu não havia notado. Quanto tempo de gravidez?
RESPOSTA: “Duas horas”
Qual o direito do passageiro que pagou a passagem integral? Lembrando que, uma empresa de ônibus não vive de donativos pois ela vive e existe devido as passagens pagas. Se eu paguei a passagem vou viajar no assento não pago multa nenhuma.