Belo Horizonte estuda regulamentar patinetes

O grupo que vai debater as novas normas é composto pela BHTrans, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Política Urbana. Foto: Divulgação.

BHTrans está elaborando um projeto que será levado a consulta pública antes de virar decreto

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, está estudando a possibilidade de regulamentar patinetes na cidade. A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) informou à mídia local que está elaborando um projeto com esse teor.

A estimativa é de que o documento fique pronto ainda neste mês de junho e, em seguida, seja submetido a consulta pública antes de se tornar um decreto na cidade.

O presidente da BHTrans, Célio Freitas, informou ao portal Estado de Minas que entre os itens cogitados para serem citados na regulamentação estão o uso de capacete, a circulação em calçadas e a velocidade máxima.

O grupo que vai debater as novas normas é composto pela BHTrans, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Política Urbana.

A capital mineira já possui patinetes elétricos da empresa Grin, uma startup de micromobilidade urbana. O meio de transporte chegou à cidade em março deste ano e está disponível na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Por meio de um aplicativo, é possível consultar a localização das Estações Grin e retirar os patinetes. O serviço pode ser utilizado apenas por pessoas com mais de 18 anos e funciona por meio de um aplicativo para smartphone.

Em janeiro, patinetes da Yellow também foram disponibilizados. Ambas as empresas recentemente anunciaram uma fusão e criaram o nome Grow.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/02/01/yellow-anuncia-fusao-com-empresa-mexicana-para-compartilhamento-de-bicicletas-e-patinetes/

CAPITAL PAULISTA

A regulamentação já é uma realidade no município de São Paulo. No dia 14 de maio, começou a valer o decreto que determina a obrigatoriedade de cadastramento das empresas na capital paulista.

No dia 31, porém, o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a obrigatoriedade do uso de capacetes para quem andar de patinetes na cidade.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/05/31/justica-libera-em-sao-paulo-uso-de-capacete-em-patinete-mas-continua-a-obrigatoriedade-de-cadastramento-das-empresas/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Rogerio Belda disse:

    É um belo de um problema? Indesejado nas calçada (lembram das “bikes” que apostam vorrifa nas calçada?)
    o patinete é um problema equivalente embora de mais baixa velocidade,

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading