UFABC altera itinerário de ônibus fretados e retira paradas entre os campi

Em 03 de maio de 2019, a empresa JP Grandino assumiu a operação do transporte de alunos e funcionários. Foto: Bruno Santino / Ônibus Brasil.

Mudanças entram em vigor a partir de 27 de maio

JESSICA MARQUES

A UFABC (Universidade Federal do ABC) informou que vai alterar o itinerário dos ônibus fretados que atendem alunos, docentes e funcionários entre os campi de Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Além disso, entre 6h30 e 21h, os seis ônibus contratados não realizarão paradas entre as unidades da UFABC. Apenas após às 21h é que os veículos irão até o Terminal Leste, em Santo André, e o Terminal São Bernardo.

“As mudanças foram baseadas em estudos que consideraram – além do papel institucional de integrar os dois campi em prol da formação dos estudantes e do trabalho dos servidores-, as restrições orçamentárias, as mudanças em decorrência do novo contrato e a capacidade limitada de governabilidade sobre os pontos de parada externos à Universidade (que foram motivadores, inclusive, de denúncias do Ministério Público)”, informou a UFABC, por meio das redes sociais.

Confira as modificações:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Ainda segundo a UFABC, “a mudança apresentada será acompanhada durante o próximo quadrimestre, tanto sob o aspecto das demandas, quanto do atendimento e da realidade orçamentária (em relação aos possíveis cortes), considerando as necessidades de readequações”.

Por meio das redes sociais, os estudantes reprovaram a medida, com comentários como “quem planejou isso claramente não usa o fretado” e “obrigada UFABC por inviabilizar ainda mais minha permanência na universidade”.

OUTRAS MUDANÇAS

De acordo com a universidade, está proibida a circulação de ônibus com passageiros em pé e está sendo obrigatória a apresentação de um documento que comprove vínculo com a UFABC para a utilização do transporte gratuito.

As mudanças entraram em vigor no início de maio, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/30/ufabc-proibe-passageiros-em-pe-nos-onibus-fretados-e-obriga-identificacao-para-embarque/

MUDANÇA DE EMPRESA

Em 03 de maio de 2019, a empresa JP Grandino assumiu a operação do transporte de alunos e funcionários por meio do serviço de fretamento.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a definição da empresa que presta o serviço foi feita por meio de um pregão eletrônico. A vigência do contrato terá duração de um ano e possibilidade de ser prorrogado anualmente até 2024.

Segundo informações da UFABC, o valor anual contratado é de R$ 2,99 milhões. Para o serviço, serão disponibilizados seis ônibus de padrão rodoviário. Atualmente, também estão em operação seis veículos, mas dois são urbanos e comportam passageiros viajando em pé.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/24/jp-grandino-vence-licitacao-para-operar-fretados-da-ufabc-e-estudantes-temem-reducao-da-capacidade-de-transporte/

Na ocasião, a prefeita universitária Simone Aparecida Pellizon, informou, durante uma reunião aberta com a reitoria da UFABC, que cada veículo disponibiliza de 46 lugares. Os horários de funcionamento estabelecidos são das 06h30 às 23h45 de segunda a sexta-feira e aos sábados das 06h30 às 18h.

A primeira contratação do serviço de fretado foi realizada em 2008. O contrato, na época, iniciou a vigência em 2009 e foi levado até maio de 2014. Atualmente, a empresa responsável pelo serviço é a VSI (Viação Santo Ignácio).

ESTUDANTES SÃO CONTRA MUDANÇAS

Durante uma reunião aberta com a reitoria, representantes da UFABC mencionaram a deficiência no transporte coletivo municipal de Santo André e São Bernardo do Campo nas imediações dos campi.

Além disso, foram citadas solicitações feitas ao longo dos anos para ampliar os itinerários das linhas municipais de ambas as cidades. Durante a reunião, os estudantes  também manifestaram os anseios e preocupações com relação às mudanças no serviço de fretado, mostrando-se contra algumas medidas.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/24/jp-grandino-vence-licitacao-para-operar-fretados-da-ufabc-e-estudantes-temem-reducao-da-capacidade-de-transporte/

NOVOS ÔNIBUS

Na ocasião, a representante da Volkswagen Caminhões & Ônibus, Dibracam, de Santo André, informou ao Diário do Transporte que concluiu a venda de dez veículos para quatro empresas do setor. Entre elas, está a empresa que está prestando serviço de fretamento para a UFABC.

Para a JP Grandino (Grandino Transportes), foram comercializadas quatro unidades do modelo 17230 OD para fretamento, com motor dianteiro MAN D08 – Euro V, de 4 cilindros, com 230 cv, câmbio ZF de 06 marchas.

Como nos outros ônibus da marca, o sistema é EGR (dispensa o uso do aditivo ARLA 32 para atingir as exigências de redução de emissões de poluentes).

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/30/empresas-de-fretamento-de-sao-paulo-realizam-novas-compras-de-onibus-volks-diz-concessionaria/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

2 comentários em UFABC altera itinerário de ônibus fretados e retira paradas entre os campi

  1. Estranho,,,vejo mesmo é um onibus branco e verde de marca VCJ (Santo Inácio), em Santo André (UFABC)

  2. Isso será péssimo para os alunos. No minimo deveria manter a parada do terminal leste. Vir de São Paulo, fazer a caminhada da estação até o campus Santo André e lá enfrentar a fila pra SBC…com o compromisso de não estourar 25% de faltas…em horário de pico.
    Prevejo uma chuva de notas Zero de reprovação por falta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: