Allison e Alexander Dennis fecham parceria para produção de ônibus elétrico de dois andares

Publicado em: 6 de maio de 2019

Modelo Double-Decker Enviro500 traz novo sistema de transmissão elétrica da Série ABE. Apresentado em feira realizada na California (EUA), ônibus começará a operar em linhas na Grande Los Angeles

ALEXANDRE PELEGI

“O melhor ônibus elétrico de dois andares do mundo” …

É com essa ambiciosa abordagem que dois líderes mundiais da indústria de ônibus anunciaram uma parceira que, segundo comunicado distribuído à imprensa especializada, intensificará a eletrificação desses veículos no transporte público.

O anúncio foi feito na Advanced Clean Technology Expo, feira realizada em Long Beach, California (EUA), de 23 a 26 de abril de 2019, que apresentou avanços tecnológicos para o mercado de veículos comerciais.

A Allison Transmission, líder global em soluções de propulsão para veículos comerciais, e a Alexander Dennis, uma das principais construtoras de ônibus do mundo, estão desenvolvendo unidades elétricas mais potentes e eficazes.

Segundo o comunicado, um primeiro passo da aliança estratégica é o novo sistema de transmissão elétrica Allison da Série ABE para aplicações em ônibus de piso baixo.

allison_transmissao

A novidade estreia na América do Norte nos modelos interurbanos de três eixos e piso duplo Enviro500, que foram encomendados junto à encarroçadora Alexandre Dennis Limited pela agência de transporte Foothill Transit. A Foothill opera um serviço de transporte público de ônibus de rota fixa no Vale de San Gabriel, na Grande Los Angeles, Califórnia.

Os ônibus produzidos pela empresa britânica Alexander Dennis têm dimensões semelhantes às de um ônibus convencional de somente um andar, e podem transportar até 86 passageiros sentados e proporcionar dirigibilidade superior, traslado silencioso e suave, e emissão zero.

David S. Graziosi, presidente e CEO da Allison Transmission, empresa com sede em Indianapolis, capital e cidade mais populosa do estado norte-americano de Indiana, ressalta que a empresa tem uma longa história no segmento de ônibus urbanos utilizando um sistema híbrido elétrico. “Esta é a nossa próxima evolução em termos de eletrificação neste mercado, e temos o prazer de atender às necessidades e expectativas de nossos clientes”, disse.

Já Robert Davey, presidente da Alexander Dennis, afirma que a empresa britânica, na condição de maior fabricante global de ônibus de dois andares, tem percebido uma demanda crescente por modelos elétricos, “veículos que combinam a capacidade de transporte de passageiros com o excelente conforto pelos quais nossos veículos são reconhecidos, porém, com tecnologia de emissão zero. A parceria com a Allison e a sua expertise tecnológica está nos ajudando a tingir essa nova meta”.

ALEXANDER DENNIS E ALLISON TRANSMISSION

A Alexander Dennis Inc. (ADI), a Alexander Dennis Canada Inc. (ADCI) e a Alexander Dennis Mexico, S.A. de CV (ADMX) formam a divisão norte-americana da Alexander Dennis Limited (ADL), o maior fabricante de ônibus de dois andares do mundo. A divisão norte-americana da ADL remonta a 2005, quando a ADI foi formada.

A ADL tem uma história e uma herança de excelência em design, engenharia e fabricação que abrange mais de um século com escritórios no Reino Unido, Europa, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Nova Zelândia, México, EUA e Canadá.

Já a Allison Transmission é a maior fabricante mundial de transmissões automáticas para veículos comerciais médios e pesados. Suas transmissões são usadas nas mais variadas aplicações incluindo caminhões coletores de resíduos, construção, bombeiros, distribuição, ônibus, motorhomes, militares e energia. Fundada em 1915, a Allison tem sede em Indianápolis, Indiana, EUA, e emprega aproximadamente 2.900 pessoas no mundo.

Com presença no mercado de mais de 80 países, a Allison possui escritórios regionais na Holanda, China e Brasil e fábricas nos Estados Unidos, Hungria e Índia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta