Após mais de uma década sem reajuste, CBTU é autorizada pela Justiça a aumentar tarifas

CBTU alega desequilíbrio econômico. Foto: Divulgação CBTU - George Antony / CBTU Metrorec – Clique na Imagem para Ampliar

Decisão vale para todas as localidades onde estatal atua. Valores variam de acordo com cada sistema

ADAMO BAZANI

A CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos vai reajustar nos próximos dias as tarifas nos sistemas onde atua.

A estatal recebeu autorização dos reajustes após ter recurso aceito pelo Tribunal Regional Federal – 1ª Região (TRF1), em Brasília, contra decisão anterior que impedia os aumentos.

As datas ainda serão definidas pela empresa.

Em Belo Horizonte, o valor sobe 89%, indo de R$ 1,80 para R$ 3,40.

Em Recife, o reajuste é de 87,5%, passando de R$ 1,60 para R$ 3,00.

Em Natal e João Pessoa, o reajuste será de 100%, de R$ 0,50 para R$ 1,00.

Em Maceió, o reajuste autorizado é de 100% também, com tarifa passando de R$ 1,00 para R$ 2,00.

Em muitos destes sistemas, as tarifas tinham sido reajustadas no ano passado, mas em novembro, a juíza Maria Edna Fagundes Veloso, da 15ª Vara Federal, suspendeu os aumentos.

Já na decisão desta segunda-feira, veiculada pela Justiça hoje, 23 de abril de 2019, o presidente do TRF-1 Tribunal Regional Federal da 1ª Região de Brasília, desembargador Carlos Moreira Alves, acatou a argumentação da CBTU de desequilíbrio econômico, que estaria causando prejuízos aos cofres públicos.

Em nota, a CBTU informou nesta terça-feira que está há mais de uma década sem reajuste tarifário e que, mesmo com os aumentos, ainda terá as tarifas metroferroviárias mais baixas do país.

“Com a decisão da Justiça Federal, derrubando a liminar que suspendia o reequilíbrio tarifário da CBTU, a diretoria da Companhia vai avaliar os próximos passos que serão dados acerca da questão.

Este reequilíbrio representa uma necessidade orçamentária diante de anos de congelamento de tarifas e aumento de custos operacionais e manutenção. Ele será aplicado no momento exato após as mudanças que a empresa precisa realizar em suas bilheterias, sempre com ampla divulgação para a população.

A CBTU reforça que, mesmo diante deste quadro, continuará tendo o transporte mais barato do Brasil no setor, e há cerca de 13 anos não há alteração nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e seis no Recife.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Jardel César Prado disse:

    O preço da passagem da CBTU são mais baratas que o preço da passagem do metrô SP e CPTM o Metrô SP e CPTM tem a passagem de R$ 4,30 a passagem cara e 1% da frota ainda não tem ar condicionado.

  2. Tatiane Karine Alves disse:

    Seria bom, que o aumento nos trouxesse alguma melhora em termos de lotação, tempo de espera e manutenção dos ar condicionados dos trens! Nada mais justo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading