Governo promete congelar tarifa do metrô de Salvador por 60 dias e integração sobe para R$ 4
Publicado em: 1 de abril de 2019
Após este período, haverá definição sobre reajuste
JESSICA MARQUES
O Governo do Estado da Bahia prometeu nesta segunda-feira, 1º de abril de 2019, que vai congelar a tarifa do metrô de Salvador por 60 dias, contudo, o valor da integração com ônibus vai passar para R$ 4 nesta terça, 2 de abril.
Após este período de 60 dias, haverá definição sobre um possível reajuste também no valor da passagem do metrô.
“A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informa que o Governo do Estado decidiu não aumentar o valor da tarifa do metrô nos próximos 60 dias. Neste período, técnicos irão aprofundar estudos para definir se haverá reajuste ou não”, informou o Governo, em nota.
Para a integração, ou seja, para usuários que utilizam ônibus e metrô, a tarifa é a mesma do anunciado pela Prefeitura de Salvador no último sábado. Segundo o prefeito ACM Neto, a passagem terá reajuste de 8,2%, passando dos atuais R$ 3,70 para R$ 4, a partir desta terça.
O usuário que utilizar apenas o metrô, sem integrar com os ônibus, continuarão pagando R$ 3,70 durante este período de 60 dias, conforme informado pelo Governo do Estado.
ÔNIBUS METROPOLITANOS
Sobre a tarifa dos ônibus metropolitanos, o governo informou que a Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) irá anunciar, nesta terça-feira o reajuste, adiantando que o valor da passagem para o primeiro anel chegará a R$ 4.
Uma resolução da Agerba de 2017 estabelece a classificação de linhas e serviços do Subsistema Metropolitano de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros em agrupamentos definidos por valores tarifários, denominados “Anéis Tarifários”. Ao todo, existem três variações de tarifa.
Jessica Marques para o Diário do Transporte

