Governo de São Paulo prevê linha 13-Jade até Bonsucesso a partir de 2024

Com extensão, linha 13-Jade vai receber 233 mil passageiros por dia a mais. Foto: Adamo Bazani-Clique para Ampliar / Diário do Transporte

De acordo com apresentação de investimentos da STM, obras devem custar R$ 1,66 bilhão e serão atendidos mais 233 mil passageiros por dia

ADAMO BAZANI

A partir de 2024, os moradores da região de Bonsucesso, em Guarulhos, terão uma estação-terminal da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos à disposição.

É o que aponta uma apresentação de março da STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos à qual o Diário do Transporte teve acesso.

A apresentação mostra uma estimativa de investimentos na CPTM, Metrô de São Paulo, rede de ônibus da EMTU e corredores de R$ 43,9 bilhões entre 2019 e 2022. Deste valor, R$ 29,1 bilhões serão recursos diretos do Governo do Estado de São Paulo e R$ 14,8 bilhões pela iniciativa privada, em especial por meio de PPPs – Parcerias Públicos Privadas e também, concessões.

Pela projeção, a linha 13-Jade, que tem limite na estação que fica na região do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, será prolongada até Bonsucesso em etapas. O novo trecho terá 9,5 quilômetros de extensão, quatro estações e vai atender a uma demanda de 233 mil passageiros que passarão a usar a ligação.

Os custos devem ser de em torno de R$ 1,66 bilhão.

As estações devem ser inauguradas de forma alternada, pela estimativa. Em 2022, está projetado o início do funcionamento da Estação Aeroporto Terminal 2. A estação seguinte, pelo mapa da linha, São João, tem previsão para 2024. Já a próxima estação no trajeto, Presidente Dutra, é prevista para 2023. O terminal em Bonsucesso ficaria para 2024, ainda de acordo com a estimativa na apresentação.

A projeção estima também que até 2022 toda a linha 13 esteja em operação a partir do Brás. Hoje as partidas são da Estação Engenheiro Goulart, com conexão da linha 12-Safira, com saídas de serviços especiais, o Connect, do Brás; e o Express, da Luz.

Para o prolongamento de todas as partidas pelo Brás, são previstos investimentos de R$ 500 milhões.

HISTÓRICO:

A linha, promessa não cumprida para antes da Copa do Mundo de 2014, foi inaugurada em 31 de março de 2018 e desde então operava com horários reduzidos para testes.

A operação comercial começou em 4 de junho de 2018.

Prometida para setembro de 2018, a operação dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre as estações Aeroporto e Brás começou em 03 de outubro do ano passado, na Linha 13-Jade.

O serviço denominado Connect inicialmente foi lançado com viagens até o centro de São Paulo livrando os passageiros da necessidade de transferência para a Linha 12-Safira.

A previsão inicial era até o início de agosto de 2018, mas a companhia informou ao Diário do Transporte que ampliou o prazo após dificuldades técnicas na integração dos sistemas.

Com isso, a operação era para ser iniciada ainda em setembro do ano passado, assim como o atendimento entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Luz, por meio do CPTM Airport Express.

Relembre: Linha 13-Jade da CPTM terá atendimento até as estações Brás e Luz somente em setembro

A linha 13-Jade tem 12,2 km e faz a ligação da estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira da CPTM, na zona leste de São Paulo, até a estação que fica na região do aeroporto.

Oficialmente, em nota, a STM diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos

A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”

O Diário do Transporte confirmou a existência do documento de intenções junto a fontes ligadas à pasta, que reiteraram que as estimativas são levadas em consideração, mas que não se tratam da versão final dos projetos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. João Vitor Campos dos Reis disse:

    Então é assim? Corrigem a cagada com a GRU fazendo a estação que deveria ser feita em prejuízo à periferia guarulhense, isolada da dinâmica do Aeroporto?

  2. Pedro disse:

    Doria Doria, vamos trabalhar você não e a mãe Dina pare de fazer previsões e começa a fazer ações, se não em 2022 você não vira presidente.

  3. Moro no São João e acho um absurdo não ter trem pra uma região tão populosa como essa. Sou carioca e morava em Nilópolis, uma cidade de 9km com 160 mil habitantes (menos do que o São João ou o Bonsucesso, por exemplo) e tem 2 estações de trem, além de metrô próximo na Pavuna. O fato de Guarulhos só ter ônibus como transporte é lamentável, inadmissível uma cidade grande como essa só ter trem pro aeroporto e pro Taboão.

  4. ROBERT RICHARD JORGE DE CARVALHO disse:

    Quando chegar a Bonsucesso o governo podia chegar até a estação de Manoel feio pois não está longe de alongar até a estação de Manoel Feio e la tem espaço de sobra e só reformar a estação Manoel Feio.
    iria ajudar muito as pessoas de quem vem da linha 11 pela estação estudante

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