Expresso Planalto começa a operar em Pouso Alegre nesta segunda-feira, 1º de abril

Novos ônibus Mercedes-Benz já estão todos na cidade. Foto: prefeitura de Pouso Alegre

Empresa vai circular com 56 ônibus zero km já comprados da Mercedes-Benz

ALEXANDRE PELEGI

Após vencer a licitação para o transporte público de Pouso Alegre, em Minas Gerais, a Expresso Planalto começará a operar na cidade na próxima segunda-feira, 1º de abril de 2019.

O Diário do Transporte noticiou em dezembro passado que a empresa havia assinado o contrato de concessão dos serviços com a prefeitura da cidade.

Apesar de o contrato estipular prazo de até 180 dias para a empresa assumir o transporte, o diretor Roberto Torres afirmou que a Planalto pretendia iniciar a operação na metade desse prazo, o que seria até o fim de março de 2019. Relembre: Nova empresa de transporte público de Pouso Alegre começa a operar em março de 2019

O contrato tem duração de 20 anos, e a Planalto deverá operar 26 linhas na cidade, com uma frota de 56 ônibus novos comprados pela empresa, que deverá transportar mais de 400 mil pessoas ao mês. Pelo edital, o valor da tarifa deverá ser mantido.

Matéria do Diário do Transporte de 25 de fevereiro deste ano mostrou que o Grupo CSC, tradicional conglomerado mineiro de empresas de transporte de passageiros com matriz na cidade de Viçosa, comprou 56 ônibus da Mercedes-Benz para a Expresso Planalto, com vistas à operação do transporte coletivo em Pouso Alegre. Relembre: Operadoras de Pouso Alegre e Juiz de Fora adquirem 86 ônibus Mercedes-Benz

O Grupo CSC é um cliente tradicional da marca, com uma frota de mais de 1.000 ônibus.

A Expresso Planalto passará a operar o transporte coletivo urbano de Pouso Alegre com 41 ônibus OF 1519 e 15 micro-ônibus LO 916. A Mercedes afirmou na época da venda que, dessa forma, “as populações locais e os motoristas passam a contar com mais conforto, qualidade e segurança no transporte público”.

Segundo a prefeitura, os ônibus já estão equipados com câmera de reconhecimento facial e Wi-fi, com poltronas acolchoadas e sistema GPS, com aplicativo disponibilizado aos usuários.

Cada veículo terá até cinco câmeras de segurança.

A Expresso Planalto preparou uma grande festa para inaugurar o início das operações no dia 30 de março, com show gratuito no pátio do terminal rodoviário, a partir das 15h.

Pela manhã, os novos ônibus percorrerão as ruas da cidade.

planalto_pouso_2

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Expresso Planalto começa a operar em Pouso Alegre nesta segunda-feira, 1º de abril

  1. Qual vai ser ou é o nome do aplicativo!?

  2. Em entrevista, o diretor da empresa afirmou que nos primeiros três meses não vai conseguir todas as melhorias prometidas, inclusive a questão do GPS, vide matéria postada por “Fernando Lima” no Facebook.

  3. Mas kd od horarios? O principal????

Deixe uma resposta