Prefeitura de São Bernardo do Campo remarca licitação dos ônibus para 09 de maio

Publicado em: 21 de março de 2019

Ônibus em São Bernardo do Campo. Licitação é para lote único em toda a cidade. Foto: Adamo Bazani – Diário do Transporte / Clique para Ampliar

Aviso de retificação de edital foi oficializado nesta quinta-feira. Prazo de concessão por 25 anos prorrogáveis por mais cinco continua

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC, adiou em uma semana a data para a entrega dos envelopes com as propostas de empresas interessadas em operar o transporte por ônibus, os terminais e o sistema de bilhetagem eletrônica da cidade.

Houve algumas mudanças no edital, com o aviso de retificação sendo publicado nesta quinta-feira, 21 de março de 2019.

A data de entrega que era inicialmente prevista para 03 de maio ficou para 09 de maio.

Em linhas gerais, as principais exigências e vantagens para a empresa operadora continuam as mesmas.

O sistema será em lote único, ou seja, apenas uma empresa vai operar todas as linhas, como é hoje com a SBCTrans, companhia que assumiu os transportes em 1998.

O prazo de concessão é de 25 anos prorrogáveis por mais cinco. A empresa terá de possui uma frota de 431 ônibus, sendo 389 para operação e 42 de reserva.

É previsto um cronograma para a inclusão de ônibus menos poluentes até que em 20 anos nenhum ônibus seja movido a diesel.

A idade da frota será de até oito anos de fabricação para micro-ônibus, os micrões e básicos de motor dianteiro podem ter até 10 anos, os padrons de motor traseiro e os de 15 metros são admitidos com idade de até 12 anos e os articulados de até 15 anos de produção.

A outorga mínima deve ser de R$ 40 milhões paga à prefeitura de São Bernardo em 90 dias após a assinatura do contrato.

Um das novidades é que a empresa que vencer terá de oferecer um serviço de aplicativos de transportes sob demanda, como o que já faz a SBCTrans com o UBus, pelo qual, por meio da ferramenta de celular, o passageiro seleciona viagens disponíveis de acordo com sua rota realizadas em vans com ar-condicionado e kit multimídia interno.

Veja os detalhes:

https://diariodotransporte.com.br/2019/03/14/licitacao-dos-onibus-de-sao-bernardo-campo-concessao-sera-de-25-anos-em-20-anos-os-onibus-nao-poderao-ser-a-diesel/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Renato Vieira dos Santos disse:

    Lote único? Licitação muito bem direcionada para o atual operador.

  2. Ednilson Teixeira disse:

    Totalmente direcionada para ficar com a SBCTrans. Dificilmente uma empresa de fora terá uma frota pedida na licitação. E lembrando que o prefeito durante a campanha disse que abriria a licitação para duas empresas.

Deixe uma resposta